Conheça as vantagens do WhatsApp Business para a sua empresa

Nós já falamos aqui no blog sobre o marketing conversacional e como essa tendência tem mudado a comunicação entre empresas e clientes. Umas das principais ferramentas dessa estratégia é Whatsspp Business, ideal para todo negócio, principalmente para pequenas e médias empresas, que desejam melhorar a comunicação com seus clientes, pois facilita e agiliza os processos de vendas.

Existem outras ferramentas para o mkt conversacional e vendas, como Facebook Messenger, WeChat, Line e Telegram.

Mas por que então utilizar o Whatsapp? Vamos aos números e dados desse app:

∙ Utilizado em 128 países, com mais de 1,3 bilhão de usuários em todo o mundo;

∙ 70% dos usuários usam a ferramenta diariamente, com o envio de mais de 60 bilhões de mensagens e 1,6 bilhão de fotos;

∙ Taxa de abertura das mensagens entre 80% e 90%;

∙ 3 milhões de empresas usam a ferramenta.

Vantagens do Whatsapp Business

Mas os motivos vão além dos números. Lançado em 2018, o aplicativo traz uma série de vantagens para as empresas:

1. Opção de perfil comercial

Com esse perfil, é possível adicionar o logo, descrição da empresa, horário de funcionamento, site, e-mail e endereço (com link para o Google Maps). Além de funcionar como um cartão de visitas, é uma excelente forma de passar mais segurança ao público.

Existem os selos de conta comercial oficial, mas no momento elas estão sendo liberados somente para empresas grandes e marcas conhecidas.

É possível manter suas contas pessoal e comercial separadas em um único dispositivo, cada uma tendo um número diferente.

2. Agilidade nas respostas

O Whatsapp Business é a maneira mais fácil para se comunicar com seus clientes, tornando a comunicação muito mais fácil e ágil. A ferramenta auxilia na criação de laços de confiança com os clientes, sendo um ótimo canal para fornecer atendimento personalizado e em tempo real.

Veja as funcionalidades que são muito úteis para que nenhuma mensagem fique sem resposta:

- Mensagens de boas-vindas: é uma forma de apresentar a empresa e já entender o que o contato está buscando.

- Mensagens de ausência: perfeitas para funcionar fora do horário comercial ou em momentos em que não há disponibilidade para atendimento.

- Respostas rápidas: é possível configurar respostas rápidas (atalhos) para as perguntas mais comuns. Assim, o texto fica salvo no aplicativo e ganha-se mais agilidade para tirar as dúvidas dos consumidores.

3. Organização

No aplicativo é possível organizar os contatos com etiquetas personalizadas, ajudando a saber do que se trata.

Você pode marcar seus clientes com base na posição do funil de vendas: potencial, em cotação, cliente efetivo. Também é possível organizar o que são clientes, quais são os fornecedores e outros tipos de contato. Com isso, você consegue retomar as conversas com mais controle do que falar em cada uma.

4. Métricas

O Whatsapp Business fornece uma série de métricas que pode ajudar a direcionar a estratégia de marketing digital e torná-la mais eficiente.

Termos de uso

Atenção: o WhatsApp bloqueia todas as contas que enviam publicidade indesejada e mensagens em massa e invasivas. Mensalmente, mais de 2 milhões de contas são bloqueadas devido a este tipo de infração.

Assim, ao interagir por meio do WhatsApp Business, é necessário seguir algumas regras:

∙ Ao iniciar uma conversa entre uma empresa e um cliente por meio do WhatsApp Business, a primeira mensagem deve ser em um modelo pré-aprovado pela plataforma (falaremos disso abaixo). Depois do cliente responder esta mensagem, a conversa poderá continuar normalmente.

∙ Caso o cliente demore mais de 24 horas para responder a uma mensagem, a comunicação deve ser retomada também por meio de um modelo.

∙ A conversa deve ser realizada por meio de uma linha telefônica oficial da empresa. O não cumprimento deste requisito gera uma penalidade.

O que são modelos pré-aprovados?

São mensagens previamente validadas pela plataforma que estão prontas para serem enviadas para qualquer cliente em diversas situações.

Como dissemos acima, o primeiro contato com um cliente deve ser pré-aprovado pelo WhatsApp. Com isso, a plataforma tem garantia que não está sendo enviando spam ou mensagens maliciosas.

Os modelos pré-aprovados variam de acordo com o tipo de empresa, o tipo de cliente e o segmento do negócio. A ideia é ter exemplos de mensagens frequentes que agilizem a comunicação em determinadas situações, como saudações de boas vindas, lembretes de uma reunião e avisos de lançamentos de novos produtos, serviços ou promoções.

Mas tenha cuidado: não envie mensagens em massa para toda a sua base, senão você será sinalizado como lixo eletrônico.

Dica: não deixe que seus clientes percebam a diferença entre esses modelos e uma mensagem real. Por isso, elabore mensagens curtas, diretas e amigáveis. Tenha em mente que estamos falando de uma plataforma cotidiana e mais informal. Outra maneira de deixar a comunicação mais pessoal e humana é utilizar emojis. 😀

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O Whatsapp Business permite aproveitar os benefícios de uma comunicação rápida e fácil com seus clientes. Querendo adotar essa estratégia na sua empresa?

Fale conosco: natalianunes@bclancomunicacao.com.br

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