3 formas de avaliar se a sua estratégia de marketing tem bons resultados

Uma das maiores vantagens do Marketing Digital é a possibilidade de mensuração dos resultados. Independente da ação, da plataforma ou do objetivo, há sempre uma enorme quantidade de dados para serem analisadas.

Esses dados são as métricas. E é exatamente essa sua definição: elas são indicadores utilizados para medir os resultados das ações implementadas nos canais de marketing. São números e dados mensuráveis de acordo com cada objetivo definido.

Há dezenas de métricas de marketing digital que sua empresa pode utilizar – o ideal é escolher apenas algumas. Elas também variam entre as plataformas de comunicação. As métricas características de campanhas de e-mail marketing, por exemplo, são diferentes das que analisamos ao trabalhar com sites ou redes sociais.

Neste primeiro post, nós iremos abordar as principais métricas orgânicas – isto é, aquelas que não dependem de anúncios.

1. Métricas para acompanhar nas Redes Sociais

  • Alcance

Esta métrica é visível nas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn. Com ela conseguimos checar quantas pessoas (sejam seguidores ou não) estão recebendo cada conteúdo divulgado.

Se você vir um pico no alcance, analise o que você fez de maneira diferente naquela semana que fez com que mais pessoas fossem alcançadas pelo seu post.

  • Seguidores

Os seguidores das redes sociais são o volume de pessoas que decidem acompanhar as suas publicações. Porém, lembre-se de que ter seguidores não significa que todos irão ver o seu conteúdo.

  • Engajamento

Basicamente, essa métrica é a soma de quem comenta, curte, compartilha ou clica nas postagens. Esse número sempre será menor do que o de visualizações do conteúdo. Tais dados podem ser aproveitados para determinar quais tipos de conteúdo atraem mais engajamento dentro das redes sociais.

2. Métricas de Sites/Blogs

  • Visitantes

Esta métrica reflete diretamente a audiência, pois representa a quantidade de pessoas que chegam até o seu site, independentemente de quantas vezes essas pessoas acessaram o endereço.

Esse número pode ter picos e oscilações, mas o ideal é que ele cresça todos os meses. Se um site mantém estável o número de visitantes, isso pode indicar que ele não atrai novas pessoas.

  • Visitantes Únicos

Uma pessoa pode voltar ao seu site diversas vezes, sendo o seu retorno contabilizado entre as visitas. Mas ele é contabilizado apenas uma vez para efeitos de visitas únicas.

É esse o dados dos "visitantes únicos", que exibe o número total de indivíduos que visualizam seu site. Uma alta taxa de visitantes únicos significa que seu conteúdo é atraente e está atingindo um maior número de usuários.

  • Fontes de Tráfego

Esta é uma métrica simples, mas reveladora. Ela mede e compara quais canais estão direcionando os visitantes para o seu site. As principais fontes de tráfego são:

- Orgânico: pessoas que chegaram em seu site através de uma pesquisa no Google, clicando nos resultados de pesquisa orgânicos (não pagos).

- Direto: quando o usuário digita diretamente a sua URL para visitar o site

- Referência: é o tráfego externo, ou seja, as pessoas que acessaram seu site através de outro site.

- Paga: visitantes vindos através de campanhas pagas, como anúncios do Google Ads.

- Social: visitantes que acessaram seu site a partir de alguma rede social.

  • Taxa de Rejeição

Também conhecida como bounce rate, esta métrica a porcentagem de visitantes que deixam seu site sem clicar e avançar para outras páginas.

Ou seja, quanto menor a taxa de rejeição, melhor!

Mas calma: a taxa de rejeição não tem sempre a ver com seu site em si, mas sim com a origem do tráfego. Uma porcentagem mais alta pode significar que seu conteúdo precisa ser atualizado ou que suas postagens não se alinham com suas tendências de busca orgânica.

De forma geral, uma taxa de rejeição alta ou baixa não lhe contará toda a história. O ideal é que você vá mais a fundo para ver quais as tendências do tráfego que você pode encontrar.

3. E-mail

  • Taxa de abertura de e-mail

É bem simples, a taxa de abertura significa quantas pessoas realmente abriram seu e-mail.

Analise os e-mails que você enviou no último trimestre. Quais tiveram as maiores taxas de abertura? Tente replicar algumas estratégias que foram utilizadas nos próximos.

  • Taxa de cliques no e-mail

Se alguém clicar em um dos links em seu e-mail, sua empresa receberá um clique. Se 30 de 100 pessoas clicaram, você terá uma taxa de cliques de 30%.

Obviamente, uma maior taxa de cliques significa que você está conseguindo alinhar seu conteúdo e ofertas com as expectativas dos leads e clientes.

  • Descadastro, soft bounces e hard bounces

Quantas pessoas não se mantiveram em seu mailing? Mantenha sob controle – cada e-mail tem sua própria taxa de cancelamento de inscrição.

KPI x Métricas

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar sobre KPI - Key Performance Indicator pode ser traduzido como Indicador Chave de Desempenho.

Mas preste atenção: KPIs não são o mesmo que métricas, mas uma métrica pode se tornar um indicador-chave de performance.

Calma que a gente explica!

Os KPIs são indicadores importantes para o seu negócio e o seu objetivo, enquanto uma métrica é apenas algo a ser medido. Se essa métrica se tornar relevante para a sua estratégia, ela vira um indicador-chave.

A premissa básica é que o KPI precisa ser valioso para o negócio. Ou seja, deve ajudar na sua tomada de decisão dentro da empresa.

E as métricas de vaidade?

Já as métricas de vaidade são aqueles números que geralmente servem para inflar o ego (por isso são chamadas dessa forma), e que não mostram se as estratégicas de marketing contribuem efetivamente para a geração de oportunidades de negócio.

Existem diversas, mas as principais podem ser o número de seguidores no Instagram, o número de likes no Facebook ou quantas pagesviews teve o seu site.

Apesar de valerem como análise, esses números não dizem quantas dessas pessoas se tornaram leads ou clientes, que é o resultado real para a empresa.

--

No próximo post falaremos sobre outras métricas! Não perca. :)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square