Entenda os diferentes tipos de logotipos e o que representam

Quem não conhece o logotipo do Google? Ou quem não vê a maçã mordida e pensa logo na Apple?





Mas a Apple e o Google possuem estilos bem diferentes, né?


Enquanto um logotipo é composto somente pelo nome da empresa (caso do Google), outro tem apenas um símbolo (caso da Apple).


Por isso, nesse post, vamos falar sobre os diversos tipos de logotipo e como escolher o formato certo para o seu negócio.


Logotipo x Logomarca


Antes de começar, é muito importante frisar que logomarca não existe.


Você com certeza já ouviu ou leu ela por ali. A questão aqui é que ela é usada de forma inadequada, já que é uma redundância.


Isso porque "logo" vem do grego logos e quer dizer, entre outras coisas, conceito ou significado. "Marca" vem do germânico marka e também significa conceito ou significado.


O que transforma o sentido da palavra em: significado do significado.


Por isso, o certo é usar logotipo ou somente logo.


Logotipo


E o que significa "tipo"?


Ele vem do grego typos e quer dizer símbolo gráfico de um conceito. Ou seja, logotipo, é a representação visual de um conceito.


Ele é usado para identificar uma marca, uma empresa, um produto ou um serviço. Também podemos dizer que é uma parte - muito importante - da identidade visual de uma marca.


Através do logotipo se transmite sentimentos, conceitos, valores, mensagens, posicionamento e o mais importante, a empresa em si.


Tipos de logotipo


Lettermark - Abreviações

Esses logotipos destacam as letras iniciais ou as abreviações das marcas.


O destaque está na fonte utilizada, que deve facilitar sua aplicação e reconhecimento.


O lettermark é bastante utilizado por empresas com nomes grandes, compostos, generalistas e/ou difíceis de serem memorizados pelo público.


LOGO CNN
CNN (Cable News Network)
LOGO HBO
HBO (Home Box Office)
LOGO IBM
IBM (International Business Machines)

Símbolo ou ícone

Se no lettermark não existe símbolos, aqui é justamente ao contrário. Nesse formato, as marcas são representadas por um símbolo visual.


Os logos desse estilo são mais utilizados por empresas globais, que possuem marcas fortes e valorizadas no mundo todo.


Mas tenha cautela se a sua empresa é nova ou se você ainda não tem muitos seguidores. O primeiro passo é ser conhecido para então ser reconhecido.

LOGO APPLE
A famosa maçã mordida da Apple
Shell e sua concha de vieira vermelha e amarela









LOGO MOZILLA FIREFOX

O logo do Mozilla Firefox todos pensam que é uma raposa, mas, na verdade, é um panda vermelho (espécie chinesa conhecida como raposa de fogo) envolvido em um globo azul.


Wordmark

Ninguém precisa tentar adivinhar quando vê um wordmark: é bastante claro qual empresa o logotipo representa. Afinal, apenas o nome da empresa, da marca ou do produto é usado como logo.


Quando você bate o olho em um logotipo wordmark, a leitura do texto é automática. Por isso, a empresa precisa ter um nome marcante, que soe muito bem e seja facilmente lembrado pelo público.


LOGO DISNEY
Disney: transmite a magia inconfundível da marca

O logo deve possuir fonte única e personalizada. Ou você imagina a tipografia da Disney sendo usada para escrever outra palavra?




O clássico logo do eBay usa as cores primárias e caixa baixa para universalizar a empresa, conhecido como o maior site de compra e venda online do mundo.

O logo do Google é um dos principais exemplos de wordmark, com suas simples letras coloridas 2D reconhecidas globalmente, que se transformam em Doodles criativos e divertidos.



Letterforms - Letras individuais

Letterforms são logotipos com uma única letra (não confunda com lettermarks, que são abreviações!).

LOGO MCDONALD'S

Aqui, o logotipo deve ser inesquecível, e por isso o design é muito importante. A letra desenhada invoca, subconscientemente, o nome completo da sua marca na cabeça das pessoas.


Um exemplo marcante é o “M” do McDonald’s, amplamente reconhecido nas fachadas e materiais de comunicação da empresa.


Combination mark - Combinação de Textos e Símbolos

Esse é um dos estilos mais usados, já que combina duas informações importantes para o reconhecimento da marca: texto e símbolo.


Outra vantagem do combination mark é a versatilidade, pois os elementos podem ser usados separadamente quando for interessante.


Além disso, a combinação também possibilita o rebranding.

LOGO NIKE

Por exemplo, o nome da sua empresa e uma imagem combinados, serão associados como um só e mesmo que seus consumidores verem apenas o símbolo, ainda pensarão na sua marca.


É o caso da Nike, que foi evoluindo a sua famosa asa estilizada até eliminar completamente as letras.


Enquanto em seu logotipo tradicional está "Nike" combinada com a imagem da asa, as roupas da marca muitas vezes apresentam apenas a asa – e são reconhecidas de imediato.

LOGO AMAZON

Diversas marcas famosas usam o combination mark (e repare que os nomes das empresas aparecem em cima, embaixo ou ao lado dos ícones):


O logo da Amazon traz uma seta amarela que vai da letra “A” até a letra “Z”, indicando a variedade de soluções e representando um sorriso.

LOGOS ADIDAS

A Adidas tem vários símbolos combinados com o nome e cada uma passa um conceito.


No símbolo Trefoil (que lembra um trevo de três folhas) as listras no emblema em forma de trevo simbolizam o foco da empresa na variedade, enquanto as três folhas do trevo representam três partes do mundo (Américas, Europa e África, e Ásia).


O logo em forma de montanha transmite a ideia de superar desafios e perseguir fortemente seus objetivos. Quanto ao emblema redondo, ele representa o mundo e uma rápida adaptação às mudanças. Já as três listras na horizontal representam a qualidade e liderança, mantendo a flexibilidade para o futuro.


Em todos os logos da Adidas, o nome da marca começa com uma letra minúscula para enfatizar que a marca produz roupas esportivas casuais acessíveis a todos.


Emblema

Enquanto os textos e símbolos se complementam no combination mark, aqui, o nome é inseparável do ícone gráfico.


Emblemas são memoráveis e conferem um ar de tradicionalismo e importância à sua marca.


Mas é preciso ter cuidado com o desenho desse tipo, já que o nome da empresa precisa ficar legível dentro do emblema.

LOGO FORD

O logotipo da Ford preserva a mesma tipografia da década de 1920, mas com o emblema azul em degradê que traz modernidade à marca.


LOGO NIVEA

O logotipo da Nivea é baseado no produto mais tradicional da empresa (a lata de creme azul), perfeitamente traduzido pelo círculo azul.



Mascotes

As mascotes são imagens de uma personagem ou pessoa que agem como uma representação visual da sua empresa. É a porta-voz da marca e onde grande parte da publicidade estará centrada.


É uma ótima estratégia para criar um vínculo emocional poderoso com a marca.

LOGO KFC

A rede de fast food KFC é perfeitamente representada pelo seu próprio fundador, o Coronel Sanders, que aparece sorridente e cada vez mais moderno no logotipo da empresa.


LOGO PRINGLES


A famosa marca de batatas fritas Pringles é reconhecida em qualquer lugar pelo simpático boneco de bigode.


Mas atenção. As mascotes devem enviar a mensagem certa para o público certo.



JOE CAMEL

Veja só o que aconteceu com a marca Camel, de cigarros. A mascote, durante dez anos, foi o Joe Camel.


Porém, eles tiveram que suspender suas campanhas publicitárias em 1997, quando enfrentaram uma ação judicial que acusava a empresa de usar o Joe Camel para visar crianças – evidenciada por um aumento de US$ 470 milhões nas vendas de cigarros para adolescentes desde o início da campanha.



E onde entra o branding?


O branding é uma estratégia para que seu público-alvo se identifique com a sua empresa. Já o logotipo é um item que faz parte da estratégia de branding.


Inclusive, o indicado é primeiro elaborar a estratégia de branding da empresa para depois produzir o logo.


>> Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.


O logo faz toda a diferença


Escolher o estilo certo para o logotipo da sua marca faz muita diferença.


Por isso, analise cada tipo de logo e veja como eles conversam com o público e se fazem a sua marca ser destacada e reconhecida facilmente no mercado.


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