Os melhores dias e horários para postar no Instagram

Atualizado: Jun 22



Você sabe qual é o melhor horário para postar nas redes sociais?


Cada marca, serviço ou negócio têm públicos com comportamentos totalmente diferentes.

Mas então como encontrar o melhor horário?


A resposta é simples: faça testes!


Não tem receita de bolo: você precisa entender o comportamento do seu público.


No entanto, você deve saber que não existe um horário perfeito para resolver seus problemas de engajamento.


Mas para te ajudar a ter um ponto de partida, confira análise da Sprout Social realizado em 2020, a partir de dados globais:


Dias e horários para Instagram


Os principais dias e horários para prestar atenção no Instagram são:


- Melhores horários: quarta-feira às 11h e sexta-feira entre 10h e 11h;

- Melhor dia: quarta-feira;

- Pior dia: domingo;

- Dias e horários com melhor engajamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h;

- Dias e horários com pior engajamento: todos os dias, após as 17h e antes das 5h.

Melhor dia e horário para Instagram

Esses dados trazem alguns insights interessantes.


O primeiro é que os fins de semana não são ruins quando falamos em engajamento. Entretanto, ele cai bastante no domingo, principalmente pela manhã, então evite esse dia, assim como a segunda nesse mesmo período.


Outro ponto é que pelas 5h da manhã é possível observar um certo engajamento. Isso pode ser justificado pelas pessoas que acordam cedo e acessam o Instagram imediatamente.


Além disso, outros bons horários de engajamento são nos meios da tarde durante dias da semana. Isso se dá, provavelmente, durante as pausas do trabalho, como forma de se dispersar um pouco da rotina e o cansaço do dia.


Melhores horários no Instagram por setor


Além da análise geral, a Sprout Social também definiu qual o melhor dia e horário para postar no Instagram de acordo com a área de atuação da empresa.

Melhor dia e horário para Instagram: bens de consumo

Bens de consumo

Melhor dia e hora: quarta-feira às 15h;

Melhor dia: quarta-feira;

Pior dia: domingo.


De forma geral, terças às sextas são os dias com engajamento mais consistente, principalmente entre 11h e 15h. O comportamento diminui no fim da noite, com o menor engajamento sendo todos os dias antes das 21h às 5h.

Melhor dia e horário para Instagram: comunicação

Comunicação

Melhores horários: sexta-feira às 9h

Melhor dia: sexta-feira

Piores dias: sábado e domingo


Além do horário de pico na sexta, o engajamento é mais consistente é durante os dias da semana, das 8h às 10h ou das 14h às 16h. Já o engajamento mais baixo ocorre todos os dias ante


s das 5h e após as 21h.


Educação

Melhor horário: sexta-feira às 10h

Melhor dia: sexta-feira

Pior dia: domingo


Para ter um melhor engajamento, as postagens devem ocorrer nas quartas, sextas ou sábados, das 9h às 21h. Entretanto, o engajamento mais baixo começa todos os dias entre 23he 8h.

Melhor dia e horário para Instagram: organização sem fins lucrativos

Organizações sem fins lucrativos

Melhores horários: terça-feira, das 13h às 15h e quarta-feira às 14h00

Melhor dia: quarta-feira

Pior dia: domingo


Os melhores horários são durante as tardes e dias de semana, com o engajamento mais consistente acontecendo de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h.


Apesar de um breve período de engajamento na tarde de sábado, o engajamento mais baixo geralmente ocorre fora do dia de trabalho, todos os dias, entre 22h e 8h.

Melhor dia e horário para Instagram: tecnologia

Tecnologia

Melhores horários: quarta-feira às 6h e das 9h às 10h e sexta-feira das 7h às 10h

Melhor dia: quarta-feira

Pior dia: domingo


Além dos horários de pico na quarta-feira, há outros dois períodos de engajamento, que acontecem de terça à noite a quarta-feira à tarde, e sexta-feira da meia-noite às 22h. Já o menor engajamento ocorre entre a tarde de sábado até a maior parte do domingo.

Melhor dia e horário para Instagram: saúde

Saúde

Melhores horários: terça-feira às 8h

Melhor dia: terça-feira

Piores dias: fim de semana


Os horários mais certeiros para postagens acontecem na terça, de 7h até as 16h.



Melhor dia e horário para Instagram: finanças

Finanças

Melhores horários: sexta-feira, às 11 horas.

Melhor dia: quarta-feira

Pior dia: quinta-feira


As melhores faixas de tempo de engajamento ocorrem nas tardes de terça, quarta e sexta-feira.


Melhor dia e horário para Instagram: lazer

Lazer

Melhores horários: quarta e quinta às 13h

Melhor dia: quarta-feira

Pior dia: domingo


Além dos horários de pico acima, outros horários com bom ocorrem de segunda à quinta, das 8h às 20h. Os engajamentos mais baixos são entre 22h e 6h.


Dias e horários para Facebook


Segundo o gráfico da Sprout Social, os melhores dias e horários para postar no Facebook são:


- Melhores horários: quarta-feira das 11h às 14h

- Melhor dia: quarta-feira;

- Pior dia: domingo;

- Dias e horários com melhor engajamento: de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h;

- Dias e horários com pior engajamento: todos os dias, cedo demais ou muito tarde da noite.

Melhor dia e horário para Facebook

O Facebook tem um engajamento mais consistente durante o período de terça a quinta-feira, das 8h às 15h, com pico em horários perto do meio dia, justamente na pausa do trabalho e da rotina.


Já o engajamento mais baixo acontece todos os dias antes das 7h ou depois das 17h.


Assim, podemos perceber que o público está vendo as atualizações do meio-dia durante a semana e desconectando-se de manhã cedo e à noite.


Dias e horários para Twitter


A pesquisa também traz dados para o Twitter:


- Melhores horários: quarta e sexta-feira às 9:00h

- Melhor dia: sexta-feira;

- Pior dia: sábado;

- Dias e horários com melhor engajamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h;

- Dias e horários com pior engajamento: todos os dias, entre 22h e 4h.

Melhor dia e horário para Twitter

Mesmo com os melhores dias sendo durante a semana, o engajamento no Twitter não morre nos finais de semana.


O público do Twitter acessa a plataforma diariamente de manhã cedo, para acompanhar as últimas notícias e atualizações que podem ter perdido, inclusive nos fins de semana.


Além disso, o engajamento se estende até mais tarde por quase todos os dias da semana, o que mostra o potencial do Twitter de atuar como uma segunda tela.


Dias e horários para LinkedIn


Já para o LinkedIn, os melhores dias e horários são:


- Melhores horários: quarta-feira, das 8h às 10h e ao meio-dia, quinta-feira, às 9h e das 13h às 14h, e sexta-feira, às 9h;

- Melhor dia: quarta e quinta-feira;

- Pior dia: domingo;

- Dias e horários com melhor engajamento: de terça a sexta-feira, das 8h às 14h;

- Dias e horários com pior engajamento: todos os dias, entre 20h e 4h.

Melhor dia e horário para LinkedIn

Podemos ver que o LinkedIn tem mais movimento nos dias e horários comerciais, especialmente pela manhã. Entretanto, segunda-feira também apresenta um engajamento um pouco menor, talvez refletindo o trabalho acumulado do final de semana.


>>> Acesse a pesquisa completa com gráficos de setor de cada rede social!


Como descobrir os melhores horários para postar?


Esses dias e horários não são os que você deve seguir a risca, mas eles são um ponto de partida para seus testes.


Para saber o melhor horário para fazer a publicação de um conteúdo, é essencial saber qual é o comportamento da sua persona na rede social.


Afinal, um jovem de 15 anos tem um comportamento diferente de alguém que trabalha em horário comercial sem muito tempo para acessar o celular.


Por isso, identifique a que horas a maior porcentagem de seu público está online.


O Instagram Insights, por exemplo, permite visualizar dados demográficos como principais cidade e países onde seus seguidores estão.


Além disso, a ferramenta fornece os dias e os horários em que seus seguidores ficam mais ativos.


Sendo assim, realize os seus próprios testes.


Primeiro publique algumas vezes nesses horários que você levantou.


Teste também formatos diferentes (imagem, vídeo, carrossel, reels, igtv...) e tipos de conteúdos.


Você também deve postar periodicamente em novos horários e avalie se eles geram um envolvimento maior.


Precisando de uma estratégia de Marketing Digital para alavancar suas redes sociais? Fale conosco!

Posts Em Destaque