Métricas do Marketing Digital que você deve acompanhar


Mensurar é extremamente importante dentro do Marketing Digital. Afinal, sem dados, não há como saber sobre o funcionamento de uma estratégia e sobre as ações a serem desenvolvidas futuramente.

Nós já falamos sobre métricas orgânicas. No post de hoje, falaremos sobre métricas que obtemos quando trabalhamos com anúncios.

- Taxa de Cliques (Click-through-rate ou CTR)

Essa métrica mostra a real efetividade de um anúncio.

Ela mensura a porcentagem das pessoas que se interessaram pelo seu anúncio, clicaram e chegaram à página de destino.

Afinal de contas, de nada adianta ter muitas veiculações se poucas pessoas chegarem à sua página de destino.

Com o CTR você pode avaliar diferentes aspectos de um anúncio ou campanha, como: a segmentação, as palavras-chave, as imagens e os textos.

CTR (%) = (Número de cliques no anúncio / Número de impressões) x 100

- Custo por clique (CPC)

O CPC apresenta qual o valor médio que foi investido para cada clique recebido em um anúncio.

Ou seja, você consegue determinar quanto está sendo investido para que cada pessoa chegue até uma determinada página do seu site.

Essa métrica também é importante para avaliar quais versões dos anúncios estão apresentando uma melhor performance — e quais devem ser descartadas.

CPC = Custo da campanha / Número de cliques obtidos

- Custo Por Aquisição (CPA)

Essa métrica identifica qual o valor pago para que o seu público atinja o objetivo principal da campanha, geralmente ligado a uma conversão.

Por exemplo, se o objetivo for a venda de um produto via ecommerce, esse indicador vai apresentar o custo para cada conversão.

CPA= Custo Total de anúncio / Quantidade de conversões

- Impressões e CPM

Impressão é quantidade de vezes seu anúncio foi exibido para as pessoas, já CPM significa Custo por Mil impressões.

Essa métrica identifica qual foi o valor pago para que determinado anúncio ou campanha apareça para mil pessoas. Ela ajuda a ter maior controle sobre o valor investido em cada uma das ações de divulgação.

CPM= Custo Total de anúncio / (impressões/1000)

- Custo por Lead (CPL)

O lead é aquele visitante que demonstrou algum interesse pela marca, mas ainda não se decidiu pela venda.

Dessa forma, o CPL permite saber o valor de cada lead conquistado.

O custo por lead tem o objetivo de apurar o valor por cada um desses leads na torcida para que ele entre em conversão e se torne um cliente.

O cálculo é realizado dividindo a quantidade investida da campanha pelo número de leads convertidos.

CPL = Investimento de Marketing / Número de Leads.

Quanto mais baixo, mais as campanhas e anúncios estão sendo eficientes.

~Três métricas que você deve sempre analisar quando falamos de Marketing Digital:

- ROI

Essa é uma das métricas mais importantes.

O ROI significa Retorno sobre Investimento. Ele mostra o retorno gerado por uma determinada ação, como uma campanha de anúncios específica, ou mesmo por toda a estratégia.

Essa métrica mostra quando (e se) você deve escalar o investimento. Enquanto o ROI for positivo e a empresa ainda tiver capacidade de produção, o ideal é aumentar os investimentos em marketing digital.

Mas, caso o resultado alcançado no cálculo do ROI for menor que 1, isso significa que a empresa teve prejuízo e que é necessário imediatamente rever as ações que estão sendo praticadas.

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

Exemplo: Imagine que o ganho da sua empresa tenha sido de 20 mil reais e o investimento inicial tenha sido de 2 mil. Com o resultado, vemos que a campanha teve um retorno sobre o investimento positivo, 8 vezes o valor do investimento inicial.

Custo de aquisição por cliente (CAC)

Essa métrica mede o valor (monetário) que uma empresa investe para conquistar um novo cliente.

Para que o CAC seja calculado, é preciso que sejam somados todos os custos diretamente envolvidos na aquisição de clientes. Tais custos abrangem salários, ferramentas, investimentos em mídia paga (compra de anúncios) e outros.

Ou seja, você deve somar todas as despesas com marketing e vendas durante um determinado período e comparar com o número de novos consumidores que entraram.

CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período

Exemplo: se o seu investimento em marketing e vendas somado ao total de despesas é de R$ 5.000 e a empresa conquistou 50 novos clientes, o custo de aquisição de clientes é de R$100.

- ROAS

ROAS é a sigla de Return on Advertising Spend, ou seja, Retorno do Investimento em Publicidade.

O ROAS é dedicado aos custos e lucros de publicidade online. Ele também pode ser entendido como uma ferramenta com a qual você pode controlar, analisar e otimizar a taxa de sucesso de suas medidas de publicidade.

ROAS = (Receita – Custo) / Custo

Exemplo: Sua receita foi de R$ 10.000 e o seu custo foi de R$ 2.000. O seu ROAS é de R$ 4.

Entendendo..

O ROI é usado para medir o lucro gerado pelos anúncios em relação ao custo deles. Já o ROAS mede a receita bruta do seu investimento. Logo, é uma métrica centrada na eficácia das campanhas online.

Lembre-se: O que não é medido, não pode ser melhorado.

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