O que é Marketing de Conteúdo?


Você já deve ter ouvido que é importante investir no Marketing de Conteúdo. Mas você realmente sabe o que significa isso? De forma bem simples: a ideia é informar as pessoas para que elas tenham confiança na sua marca e se tornem futuros clientes da sua empresa.

Em outras palavras, o Marketing de Conteúdo tem como objetivo principal engajar seu público-alvo e fazer crescer sua rede de clientes. Para que isso aconteça, é necessária uma produção de conteúdo relevante e diferenciada, que possa cativar e gerar valor para as pessoas, criando assim, uma percepção positiva da sua marca.

No entanto, assim como em tudo no marketing, é preciso ter um bom planejamento estratégico para alcançar os resultados esperados. Existem várias formas de aplicar e executar uma boa estratégia de Marketing de Conteúdo. Pode ser por meio de blogs; ebooks, webinars; infográficos; vídeos; redes sociais e email marketing.

Para que se colha bons resultados os objetivos e as metas precisam estar bem definidos: saber o que e para quem escrever, quando e em qual rede publicar, qual formato usar e qual resultado pretende alcançar.

Marketing de Conteúdo é tão importante assim?

Em pesquisa realizada pela Rock Content no ano de 2016 com mais de 2 mil participantes de diversas áreas de atuação do Brasil, a conclusão que se chegou foi:

  • Empresas que adotam Marketing de Conteúdo geram 4x mais visitas e 5x mais leads;

  • Empresas que publicam conteúdo no blog têm 3,7x mais visitas;

  • Empresas que publicam mais de 12 conteúdos por mês geram o dobro de tráfego em seu site;

  • 50% das empresas brasileiras aumentaram os investimentos em Marketing de Conteúdo entre 2015 e 2016.

Em uma pesquisa feita pela revista Forbes, 88% dos Negócios B2B (business to business) investem no Marketing de Conteúdo em suas estratégias de marketing. Enquanto que 90% dos Negócios B2C (Business to Consumer) usam o MKT de Conteúdo para construir e promover a sua marca.

Objetivos do Marketing de Conteúdo

São vários os motivos para uma empresa investir no Marketing de Conteúdo. Dentre eles estão:

- Aumentar a visibilidade na internet:

Nos dias atuais, onde tudo é pesquisado na internet, é fundamental estar bem posicionado nos ambientes online que seu público-alvo utiliza. Por exemplo, o MKT de Conteúdo tem influência na elaboração da estratégia de SEO de um site. O algoritmo de busca do Google consegue perceber o que é um conteúdo relevante para o usuário.

- Aumentar a interação com a marca:

É preciso ir além da venda. Por isso, o MKT de Conteúdo serve como um canal de interação da sua marca com seus clientes. Ele busca construir uma relação de confiança, participando de momentos da vida do consumidor.

- Nutrir a base de leads:

Não importa o tamanho da sua base de leads, é necessário nutri-la com matérias relevantes! Em muitos casos, o que falta para que a compra seja realizada é que as pessoas vejam valor no que sua empresa oferece.

- Fidelizar o público e ganhar propagadores da marca:

Produzir conteúdo diferenciado e de qualidade faz com que sua empresa se torne autoridade no mercado e, consequentemente, ganhe confiança. Ao entregar valor para seu público, você tem chances de que esse mesmo público propague sua marca para sua rede de contatos.

- Melhorar a experiência do pós-venda:

Uma boa experiência em um pós-venda é fundamental para que o cliente continue utilizando os serviços ou produtos da sua empresa por mais tempo. Quem já conhece sua empresa tem mais chances de comprar novamente ou recomendar você para um amigo.

Resumindo: Diferente de um release de uma assessoria de imprensa ou do marketing tradicional, Marketing de Conteúdo não é sobre o que sua empresa faz, mas sobre o que seus clientes precisam!

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