Instagram Insights: como analisar os dados do Instagram pela ferramenta

Atualizado: Mai 24



A mensuração de resultados é um processo importantíssimo dentro de qualquer estratégia de marketing.


Independentemente do canal, só com o acompanhamento das métricas é possível entender o que está dando certo e trazendo o retorno esperado, além de auxiliar a conhecer melhor o público e as suas preferências.


E com as redes sociais não é diferente. Nesse post vamos falar especificamente do Instagram Insights, um recurso dedicado exclusivamente para a mensuração de resultados dentro do Instagram.


Benefícios do Instagram Insights


- Conhecer melhor os seguidores: essas informações ajudam a encontrar uma linguagem e um tom mais adequados e desenvolver publicações mais criativas e eficazes para atingir a sua audiência.


- Saber qual é o alcance dos posts: é possível comparar quais publicações apresentam o melhor alcance e, com isso, focar em temas ou ideias com maior probabilidade de atingir mais seguidores.


- Entender o comportamento da audiência: as métricas trazem uma uma boa percepção sobre os tipos de publicações que mais agradam as pessoas.


- Entender os Stories: utilize os dados fornecidos para analisar que tipo de comunicação funciona melhor com o público e o que não está dando certo.


>> 11 dicas para aumentar o engajamento no Instagram!


Como usar o Instagram Insights

O Instagram Insights só está disponível para perfis comerciais, ou seja, contas comerciais e de criadores de conteúdo. Além disso, ele está disponível apenas no aplicativo mobile.

Perfil do Instagram - Insights

Para acessá-lo, basta clicar no botão "Insights" que está abaixo da sua bio.


Relatórios do Instagram Insights

Assim que você entra no Instagram Insights, você tem acesso à uma "Visão Geral". Ali, você consegue ver as principais informações sobre seguidores, publicações, stories e promoções.

Visão Geral do Instagram Insights
Análise das Publicações no Instagram Insights

Em "Publicações" existe três tipos de filtros:


- Por período: últimos 7 dias, últimos 30 dias, últimos 3 meses, últimos 6 meses, último ano e últimos 2 anos.


- Por tipo de publicação: qualquer, fotos, vídeos e publicações em carrossel.


- Por tipo de interação: alcance, comentários, compartilhamentos, curtidas, impressões, interações com publicações, salvamentos, seguidores, toques em como chegar, toques no botão enviar email, toques no botão ligar, toques no botão de texto, toques no site e visitas ao perfil.


Análise dos Stories no Instagram Insights

Já em "Stories", você também consegue filtrar as informações por data: ontem, últimos 7 dias, últimos 14 dias e últimos 30 dias.


Ainda possível filtrar por tipo de interação: alcance, voltar, toques no botão de ligar, toques no botão de enviar email, saídas, seguidores, próximo story, toques em como chegar, impressões, cliques no link, encaminhar, visitas ao perfil, respostas, compartilhamentos, toques no botão de texto, toques no site.


Com todos os filtros selecionados, as publicações serão exibidas em um ranking de desempenho.


A ferramenta ainda apresenta três seções diferentes: Alcance, Interação e Público. Vamos falar sobre cada uma delas.


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Alcance

A aba "Alcance" traz às impressões e o alcance que suas publicações tiveram nos últimos 7 ou 30 dias.


Esses dados compreendem tanto seus seguidores quanto as pessoas que descobriram seus posts por acaso, seja na página explorar, por hashtag ou por localização.

Relatório Alcance - Instagram Insights

Um cálculo que pode ser feito com esses dados é a Taxa de Engajamento:


Alcance total / Nº de Interações = Resultado x 100 (Taxa de engajamento %)


Com essa taxa você conseguirá acompanhar a evolução do engajamento na sua conta.


Além do número de impressões e alcance das publicações, essa aba também traz as informações sobre visualizações do perfil, cliques no site, cliques no botão ligar, enviar email ou como chegar, caso estejam habilitados.


Para tirar a dúvida:


Alcance informa o número de pessoas/contas únicas - seja seguidor ou usuário novo - que viram qualquer uma das suas publicações.


Já impressões mostra o número total de vezes que as publicações foram vistas (mesmo que uma pessoa/conta visualize o post várias vezes).


Interações

A aba "Interações" traz informações específicas sobre como as publicações estão performando (também no período de últimos 7 ou 30 dias).

Relatório Interações - Instagram Insights

Aqui você tem acesso ao número de interações com as publicações (métrica que engloba o número de curtidas, comentários e vezes em que a publicação foi salva). Além disso dos dados de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.


Também tem o número de interações dos stories e do IGTV.


Público

Em "Público" você encontrará as principais segmentações dos seus seguidores, de acordo com o período selecionado (últimos 7 ou 30 dias).

Relatório Público - Instagram Insights

Aqui, é possível saber:


- Crescimento: quantos novos seguidores e quantos deixaram de seguir.

- As localizações que concentram a maior parte deles (cidades e países).

- Em qual faixa etária está a maioria dos seguidores.

- A porcentagem de homens e mulheres.

- Os horários e os dias da semana em que eles são mais ativos.


>> Entenda sobre o algoritmo do Instagram!


Analisando posts individualmente

Análise de Posts Individualmente - Instagram Insights

Para analisar publicações individualmente, clique em qualquer post e depois em "Ver insights", abaixo da mídia.


Ali, você consegue ter acesso a números mais específicos da publicação, como:


Curtidas

Comentários

Compartilhamentos

Salvamentos

Visitas ao Perfil

Alcance

Interações

Visitas ao Perfil

Cliques no Site


Métricas do Post Individual

Além disso, na parte de Impressões, é possível saber exatamente de onde vieram essas pessoas que foram alcançadas pela sua publicação:


- Página inicial: seus seguidores, que viram sua publicação no feed deles.


- Explorar: pessoas que viram sua publicação através da aba Explorar.


- Perfil: pessoas que visitaram seu perfil e, só assim, clicaram no seu post.


- Localização: pessoas que viram sua publicação através do feed de localização.


- Hashtag: pessoas que viram seu post a partir de uma pesquisa de uma hashtag que você inseriu na publicação.


- Outro: quando seu post é compartilhando via direct ou é clicado a partir da aba Seguindo, que aparece nas notificações do aplicativo.


Muitas vezes você vai ver só algumas dessas métricas, como é o caso desse nosso post abaixo. Isso significa que ninguém chegou na nossa publicação através de hashtags ou nem de localização.


Métricas de Stories

O Insights também apresenta dados sobre as imagens que você divulga no Instagram Stories. Para acessar, é só ir nos stories - seja o ativo ou os dos últimos 30 dias - e puxar a tela pra cima. Depois, clique no gráfico de barrinhas.

Métricas dos Stories

Além do número total de interações, das impressões e do alcance, esse relatório inclui:


- Visitas perfil: o número de vezes que seu perfil foi visualizado a partir de um stories.


- Toques na figurinha: o número de toques totais na localização, hashtag, menção ou figurinhas.


- Seguidores: contas que começaram a seguir você a partir daquele stories.


- Toques para avançar: quantidade de vezes que as pessoas tocaram na tela para ver a próxima foto ou vídeo.


- Voltar: número de toques para voltar a ver uma foto ou vídeo na sua história.


- Saídas: contabiliza quantas vezes as pessoas abandonaram seu stories.


- Próximo stories: número de toques para o stories da próxima conta.


Dica para rastrear métricas de um link nos stories!


Se você tem um perfil com mais de 10k de seguidores, você está habilitado para a função de "arrasta pra cima", isto é, adicionar um link em um stories para levar o usuário até o seu site.


Entretanto, através do Insights não temos como mensurar a performance desses links. Mas existe um segredo. E ele é o Google Analyctis e os parâmetros UTM.


Calma que vamos te ensinar direitinho!


Os parâmetros UTM servem pra gente rastrear de onde e por qual meio vieram os usuários que clicaram no nosso link: Facebook, Twitter, E-mail etc. Só assim é possível rastrear quais canais estão dando certo.


Sempre que você colocar um link nos seus stories, crie um parâmetro UTM antes. Assim:


1. Acesse o site: https://ga-dev-tools.appspot.com/campaign-url-builder/


2. Em Website URL cole o link inteiro que você vai colocar no Instagram


3. Em Campaign Source você vai colocar o site que está inserido o link. De onde veio esse link? Deixe bem claro, por isso, no caso do Instagram Stories, coloque Instagram Stories.


4. Campaign Medium representa o meio pelo qual aquele link chegou nas pessoas. Ou seja, coloque Instagram.


5. Em Campaign Name você vai nomear a sua campanha, pra na hora que o Google Analytics rastrear você saber exatamente qual story era aquele. Não use hifens, espaços ou letras maiúsculas, ok? Por exemplo: workshopdemarketing


6. Para link nos stories, não use Campaign Content. Deixe em branco.


Agora seu link está perfeito para ser rastreado. Quando quiser analisar os resultados dele, acesse o Google Analytics, depois vá em Aquisição. Selecione Redes sociais > Referências de rede e, por último clique em Instagram.


Métricas de publicações promovidas

Através do Instagram Insights você também consegue ver as informações sobre os posts promovidos diretamente na plataforma.


As informações são divididas em duas abas: original, que diz respeito aos resultados orgânicos da sua publicação e promoção, que são os números que você conseguiu através do anúncio.


As métricas são parecidas com as das publicações e stories. Dá para saber o número de interações, alcance e impressões, além dos custos e o perfil do público envolvido.


Mas atenção aqui: os anúncios feitos através do Gerenciador de Negócios do Facebbok não vão aparecer no Instagram Insights!


Aqui na Bclan a gente não costuma fazer anúncios pelo Instagram porque consideramos o Gerenciador de Negócios mais completo para esse tipo de ação.


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Como uma ferramenta gratuita, o Instagram Insights se mostra um excelente recurso pra análise de resultados no Instagram.


Com as métricas fornecidas pela plataforma, é possível guiar a produção de conteúdo de uma forma mais qualificada.


Porém, existem diversas outras ferramentas de análise no mercado que dão uma visão mais completa, como Mlabs, Rd Station Marketing, Postgrain e Etus, por exemplo.


Precisa de ajuda para analisar suas métricas e elaborar uma estratégia de Marketing Digital? Fale conosco!



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