Instagram Insights: como analisar os dados do Instagram pela ferramenta

Atualizado: 24 de Mai de 2021



A mensuração de resultados é um processo importantíssimo dentro de qualquer estratégia de marketing.


Independentemente do canal, só com o acompanhamento das métricas é possível entender o que está dando certo e trazendo o retorno esperado, além de auxiliar a conhecer melhor o público e as suas preferências.


E com as redes sociais não é diferente. Nesse post vamos falar especificamente do Instagram Insights, um recurso dedicado exclusivamente para a mensuração de resultados dentro do Instagram.


Benefícios do Instagram Insights


- Conhecer melhor os seguidores: essas informações ajudam a encontrar uma linguagem e um tom mais adequados e desenvolver publicações mais criativas e eficazes para atingir a sua audiência.


- Saber qual é o alcance dos posts: é possível comparar quais publicações apresentam o melhor alcance e, com isso, focar em temas ou ideias com maior probabilidade de atingir mais seguidores.


- Entender o comportamento da audiência: as métricas trazem uma uma boa percepção sobre os tipos de publicações que mais agradam as pessoas.


- Entender os Stories: utilize os dados fornecidos para analisar que tipo de comunicação funciona melhor com o público e o que não está dando certo.


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Como usar o Instagram Insights

O Instagram Insights só está disponível para perfis comerciais, ou seja, contas comerciais e de criadores de conteúdo. Além disso, ele está disponível apenas no aplicativo mobile.

Perfil do Instagram - Insights

Para acessá-lo, basta clicar no botão "Insights" que está abaixo da sua bio.


Relatórios do Instagram Insights

Assim que você entra no Instagram Insights, você tem acesso à uma "Visão Geral". Ali, você consegue ver as principais informações sobre seguidores, publicações, stories e promoções.

Visão Geral do Instagram Insights
Análise das Publicações no Instagram Insights

Em "Publicações" existe três tipos de filtros:


- Por período: últimos 7 dias, últimos 30 dias, últimos 3 meses, últimos 6 meses, último ano e últimos 2 anos.


- Por tipo de publicação: qualquer, fotos, vídeos e publicações em carrossel.


- Por tipo de interação: alcance, comentários, compartilhamentos, curtidas, impressões, interações com publicações, salvamentos, seguidores, toques em como chegar, toques no botão enviar email, toques no botão ligar, toques no botão de texto, toques no site e visitas ao perfil.


Análise dos Stories no Instagram Insights

Já em "Stories", você também consegue filtrar as informações por data: ontem, últimos 7 dias, últimos 14 dias e últimos 30 dias.


Ainda possível filtrar por tipo de interação: alcance, voltar, toques no botão de ligar, toques no botão de enviar email, saídas, seguidores, próximo story, toques em como chegar, impressões, cliques no link, encaminhar, visitas ao perfil, respostas, compartilhamentos, toques no botão de texto, toques no site.


Com todos os filtros selecionados, as publicações serão exibidas em um ranking de desempenho.


A ferramenta ainda apresenta três seções diferentes: Alcance, Interação e Público. Vamos falar sobre cada uma delas.


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Alcance

A aba "Alcance" traz às impressões e o alcance que suas publicações tiveram nos últimos 7 ou 30 dias.


Esses dados compreendem tanto seus seguidores quanto as pessoas que descobriram seus posts por acaso, seja na página explorar, por hashtag ou por localização.