Guia do Inbound Marketing



Em tradução livre, Inbound Marketing significa Marketing de Atração. O conceito surgiu e se popularizou a partir de 2009, com o livro “Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs”, de Brian Halligan e Dharmesh Shah.


A grande e principal diferença entre o Inbound e o marketing tradicional - conhecido como Outbound Marketing - é que, no primeiro, quem procura a empresa é o cliente e não o contrário. (Nós falaremos um pouco mais sobre a diferença entre eles no próximo tópico).


Para entender melhor...


No Inbound Marketing são realizadas ações com o intuito de atrair o potencial cliente para o seu site e, assim fazer um trabalho de relacionamento com essa pessoa.


Esse relacionamento é feito através de um conteúdo educativo e nichado, que tem o objetivo de transformar sua empresa em autoridade no seu mercado e influenciar na decisão de compra de futuros clientes.


Inbound x Outbound


O Outbound Marketing é aquele marketing que já estamos "mais acostumados". São os anúncios de tv, rádio, em jornais, outdoors, contato por telefone, stand de vendas e outros. As principais características do Outbound são:


- A marca fala e o público ouve;

- Interrupção: a experiência de consumo é pausada para que a mensagem de venda seja divulgada (por exemplo, um comercial de tv "interrompe" a novela para atingir o público);

- Custo das ações normalmente mais alto, e nem sempre é possível medir com precisão os resultados dessas ações.


Como já falamos um pouco, o Inbound Marketing baseada no diálogo constante entre empresa e consumidor e usa o conteúdo para atrair a atenção do público, como blog, redes sociais e email. As características principais são:


- A interação é aberta e constante;

- Ao invés de interromper as pessoas, a mensagem da marca é passada de forma contínua;

- O custo é menor e os resultados podem ser medidos de forma rápida e precisa.


O Inbound Marketing é 62% mais barato que o Marketing Convencional.


Benefícios do Inbound MKT


Mas será mesmo que vale a pena investir no Inbound Marketing? Se você ainda tem dúvidas, conheça alguns motivos que vão te convencer!


Alcança o público certo

Uma boa estratégia de Inbound pode aumentar - e muito - o público que entra em contato com a sua mensagem por meio de conteúdo.


Mas o principal ponto não é quantidade e sim a qualidade! O conteúdo vai chamar a atenção apenas dos que mostram potencial de compra futura.


Aproximação com clientes


Enquanto apenas 29% das pessoas quer saber mais sobre um produto com um vendedor, 62% fazem pesquisas do tipo usando sites de busca.

Ao invés de tentar “empurrar” qualquer produto para o público, cria-se uma relação de confiança.


A partir esse momento, o seu público estará mais aberto a ouvir suas recomendações. Lembre-se que o Inbound se baseia totalmente na comunicação aberta e na interação constante.


Ciclo mais curto de vendas

Ciclo de vendas é o tempo que sua empresa gasta desde o contato inicial até o fechamento da venda.


E esse é outro benefício do Inbound: reduzir o tempo necessário para levar alguém a comprar já que o conteúdo relevante e personalizado acelera a movimentação dos leads pelo funil de vendas, os colocando mais cedo na etapa de decisão para compra.


50,4% das empresas de tecnologia que adotam Inbound Marketing têm ciclo menor que 30 dias. Apenas 29,5% das que usam métodos Outbound têm esse desempenho.

Diminuição de custos

Além de diminuir os custos de aquisição, o Inbound também é relativamente mais barato que soluções tradicionais, como anúncios e ativações de marca.


E que fique claro, a redução dos custos não faz o negócio sofrer com a perda de qualidade ou a diminuição de resultados. Muito pelo contrário!


Mensuração de resultados em tempo real

Um marketing de sucesso é sempre guiado pelos resultados. Por isso, é imprescindível acompanhar os dados para saber com precisão e rapidez o que está funcionando ou não.


>> Conheça as principais métricas que você precisa acompanhar!


Jornada do Cliente


O Inbound Marketing atua em quatro etapas principais: atração, conversão, venda e encantamento.


Atração

O primeiro passo é conseguir tráfego qualificado, ou seja, aquele que tem chances reais de resultar em venda no futuro.