Guia prático das hashtags no Instagram!

O sistema de hashtags é uma maneira de organizar conteúdos sobre o mesmo tema.


No Instagram, por exemplo, quando você adiciona tags na sua publicação, você está contextualizando seu post.


Ao fazer isso, as pessoas que buscam essas categorias de assunto verão o que você está falando a respeito.


Se você visitar o campo de busca do Instagram pelo celular, verá uma aba de “tags” onde poderá pesquisar por qualquer tópico desejado.


Quando bem utilizadas, as hashtags tem um enorme potencial de aumentar a visibilidade de suas publicações, potencializando ainda mais os resultados.


Mas para isso você precisa de planejamento e entendimento sobre como funciona esse universo.


Boas e más práticas no uso das hashtags


1. Tenha coerência

Regra número 1: use hashtags que tenham relação com a marca e o post que está sendo veiculado.


Se seu post é salão de beleza e você usa #comidajaponesa, qual é a chance do seu público alvo te encontrar?


Dessa forma, ao invés de promover seu trabalho de forma eficiente e positiva, você atrai o público errado.


2. Não use apenas hashtags populares

Esse é o nosso primeiro instinto. Mas saiba que existe uma espécie de ranking. As contas mais influentes e maiores aparecem em primeiro quando pesquisam uma tag.


Assim, uma hashtag de menor concorrência dará uma melhor chance de se classificar próximo ao topo.


Por exemplo: nossa empresa é da área de comunicação e queremos que mais pessoas leiam um post sobre esse assunto no Instagram.


Nós podemos utilizar #marketingdigital, #marketingdeconteúdo ou #redessociais. Mas o nosso tema é mais específico, então, temos mais opções, como #instagram ou #hashtag.


Apesar disso, essas são tags bem concorridas. Então, podemos utilizar #marketingnoinstagram ou #marketingdebusca, que são menos concorridas que as anteriores e ainda assim relevantes.


3. Não exagere

Não há um acordo real sobre quantas hashtags fornecem os melhores resultados.


É possível usar até 30 hashtags por post no feed e até 10 em um stories. Mas se você ultrapassar esses números, todas as suas tags serão anuladas, portanto, mantenha-a abaixo desse limite.


Segundo pesquisas, posts com 27 a 30 hashtags não geram mais engajamento que um post com menos.


4. Não use as mesmas hashtags em todos os posts

Usar as mesmas hashtags para todo post gera uma penalidade automática pelo algoritmo do Instagram, que entende como o conteúdo como spam.


Se isso acontecer, corre o risco da sua página ser penalizada e a entrega dos posts cair.


5. Não é sempre necessário usar hashtags em outro idioma

Se o seu texto é em português, não faz muito sentido colocar termos em inglês, por exemplo.


No entanto, precisamos levar em conta a área de atuação e a oferta do serviço/produto.


Por exemplo: um fotógrafo posta uma imagem e quer ter alcance global, não há problema algum em usar expressões internacionais.


6. Crie sua própria hashtag

Criar uma hashtag própria para sua marca pode ser a chave para que um usuário encontre seus posts com mais facilidade.


Você também pedir para que os seus seguidores tirem uma foto e a postem com a sua tag, o que aumenta a visibilidade da campanha, evento e marca.


De acordo com uma pesquisa, a cada 10 hashtags, 7 são próprias da marca.


7. Hashtags nos comentários ou na legenda?

Um estudo da Social Insider revelou que as hashtags trazem mais impressões e alcance na legenda do que no primeiro comentário do post, sendo que 87% das empresas preferem usá-las na legenda.


No entanto, essa a taxa de engajamento é maior quando as tags são inseridas nas legendas de forma ocultas, pois podem criar um aspecto limpo em sua postagem.


E como fazer isso? Depois de adicionar sua legenda, deixe espaço - ou coloque pontinhos - entre a mensagem e as hashtags, assim elas só vão ser visualizadas quando o seguidor pressionar "mais".


8. Procure por hashtags relevantes

Encontrar hashtags relevantes não é meramente fruto da intuição. Existem algumas ferramentas que podem auxiliá-lo nessa tarefa.


A 1ª dica é buscar diretamente na plataforma. Assim como o autocomplete do Google, ao digitar um termo, o Instagram trará sugestões. Para isso, abra o aplicativo, clique na ferramenta de buscas, selecione pesquisar a entre na aba "Tags".


Além disso, há também ferramentas disponíveis na web, como o Hashtag Generator, KeyHole, Display Purposes, TopHashtags e Leetags (app).


9. Use hashtags de localização

Se o seu negócio depende da localização, utilize hashtags direcionadas para a sua região.


Por exemplo, um personal trainer na cidade do Rio de Janeiro pode ter seu perfil encontrado mais facilmente se utilizar #personaltrainerrj do que apenas #personaltrainer.


10. Utilize hashtags na bio do Instagram

Ao usar uma hashtag na bio, você contextualiza seu perfil, aumentando a assertividade de sua atuação e as chances do seu perfil ser mais facilmente encontrado.


Essas tags precisam ser relacionadas ao ramo de atuação da marca, porém não precisam ser muito específicas.


A ideia é usar termos relacionados ao seu nicho de atuação. Quando um usuário procurar pela hashtag, na aba “Contas”, a sua página tem mais chances de ser encontrada.


11. Hastags também nos stories

Além do feed, o Instagram também exibe stories para quem visualiza uma tag.

Para adicionar, basta colocar o sticker de #hashtag e digitar a que deseja.


Mas não se esqueça que o Instagram permite que o usuário use até 10 hashtags em um stories!


12. Atenção com as hashtags banidas!

Uma hashtag fica banida quando o Instagram considera que a tag foi ofensiva de alguma forma (pornográfica, racista, violenta, com discurso de ódio etc) e bloqueou as pesquisas pra ela.


Quando você usa alguma tag banida, você pode entrar no shadow ban do Instagram. Dessa forma, o seu conteúdo deixa de aparecer em feeds de hashtags, de localização ou até mesmo na aba Explorar, o que faz com que seus posts só aparecem para as pessoas que já te seguem, o que diminui bastante o alcance.


Quando pesquisamos por hashtags quebradas, o Instagram avisa que as publicações recentes marcadas com aquela tag foram ocultadas.


Mas atenção: isso não acontece só com termos explícitos. Algumas tags "inocentes" acabam sendo banidas porque podem ter significados diferentes em outros países. Foi o que aconteceu com a hashtag #sextou.


Confira uma lista das principais hashtags banidas:


A

#adulting #alone #always #americangirl #armparty #asia #attractive

B

#boatarde #babe #bbc #beautyblogger #beautydirectory #besties #beyonce #bikinibody #boho #books #brain

C

#costumes #cpr #curvy #curvygirls

D

#dequatro #date #dating #desk #direct #dm #dogsofinstagram

E

#easter #edm #eggplant #elevator

F

#fishnets #fitnessgirls #followforfollow

G

#girlsonly #gloves #goddess #graffitiigers

H

#happythanksgiving #hardworkpaysoff #hawks #hotweather #humpday #hustler

I

#ig #ilovemyinstagram #instababy #instamood #instasport #iphonegraphy #italiano #iPhone

K

#kansas #kickoff #killingit #kissing

L

#lean #leaves #like #likeback #likeforlike #lingerie #livinforalivin #loseweight #lulu

M

#medicina #master #mileycyrus #milf #mirrorphoto #models #mustfollow

N

#newyears #newyearsday #nudity

O

#overnight

P

#parties #popular #pornfood #prettygirl #publicrelations #puppydogmondays #pushups

R

#rate #ravens

S

#sextou #saltwater #samelove #selfharm #single #singlelife #skateboarding #skype #snap #snapchat #snowstorm #sopretty #stranger #streetphoto #stud #sunbathing #swole

T

#tag4like #tagsforlikes #tanlines #tgif #todayimwearing #treasurethesemoments

U

#undies

V

#valentinesday

W

#woman #womancrushwednesday #women #workflow #wtf #whatsapp


DICA EXTRA!

A nossa última e mais importante dica é: não se prenda a regras. Faça testes no seu perfil e veja onde as hashtags performam melhor.


Além disso, avalie os resultados dos posts.


Na aba “Ver mais informações”, você consegue analisar quantas pessoas chegaram até o seu perfil através de determinada hashtag.


Com esses dados, fica mais fácil entender quais delas funcionaram e quais podem ser removidas da sua estratégia.


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