Guia do Instagram Ads

O Instagram tem mais de 1 bilhão de usuários. E só o Brasil contabiliza mais de 80 milhões de pessoas (2020).


E mesmo assim você ainda não anuncia no Instagram?


Veja alguns dados que vão te fazer mudar de ideia*:


- Mais de 30% dos usuários afirmam comprar produtos a partir de anúncios feitos nessa rede social.


- Conteúdos publicados no Instagram alcançam 30% mais engajamento, se comparados aos do Facebook.


- Mais de 200 milhões de usuários visitam, no mínimo, uma conta comercial por dia.

Todos esses números mostram como aa rede é uma excelente oportunidade de investimento.


Nesse post, vamos falar sobre como anunciar no Instagram e usar a ferramenta a favor da sua marca.


*Dados do Hootsuite.


O que é Instagram Ads?


Instagram Ads é uma ferramenta de criação de anúncios no Instagram. Esses anúncios podem ser exibidos tanto no Feed quanto nos Stories, além do IGTV, Explorar e Instagram Shopping.


Os anúncios são veiculados nos formatos de fotos, vídeos e carrossel com sequências de fotos ou vídeos.


A diferença entre os anúncios e os posts comuns é bem sutil. Nos anúncios, a tag “patrocinado” virá logo em cima o post.


Além disso, também existe os CTA's, que redirecionam o usuário para algum link, como ecommerce, blog, landing page e lojas de aplicativo.


Condições para usar o Instagram Ads


O primeiro passo para veicular anúncios no Instagram é ter uma conta no Facebook e depois vinculá-la à sua conta do Instagram, que deve ser uma conta profissional.


Você também precisa criar uma conta no Gerenciador de Negócios do Facebook e no Gerenciador de Anúncios. E depois adicionar o perfil do Instagram ao Gerenciador de Negócios.


Anúncios via Gerenciador de Anúncios x Anúncios via Instagram


Existem duas principais maneiras de criar anúncios no Instagram Ads:


Pelo Gerenciador de Anúncios do Facebook ou pelo próprio aplicativo do Instagram.


E qual é a diferença?


Impulsionar ou promover uma publicação diretamente pelo Instagram, você terá menos poder de segmentação e poucos objetivos de campanhas.


Além disso, não é possível criar anúncios do zero pelo aplicativo, é preciso selecionar uma publicação já existente e promovê-la.


Já ao anunciar via Gerenciador de Anúncios, é possível criar artes exclusivas para cada anúncio e com objetivos específicos para as campanhas — inclusive aquelas para aumentar as vendas.


Fora que a capacidade de segmentação do público para quem os anúncios serão exibidos é maior.


Criação de Anúncios pelo Gerenciador de Anúncios


Acesse o seu Gerenciador de Anúncios, clique em Criar.


O primeiro passo, na parte da Campanha, é decidir qual é o seu objetivo. As opções são:


- Reconhecimento da marca;

- Alcance;

- Tráfego;

- Envolvimento;

- Instalações do aplicativo;

- Visualizações do vídeo;

- Geração de cadastros;

- Mensagens;

- Conversão;

- Vendas do catálogo;

- Tráfego para o estabelecimento.


Depois, já no Conjunto de Anúncios, você vai definir seu Orçamento.


São dois tipos de orçamentos: o diário (quanto gastar por dia) e o vitalício (durante toda a campanha).


Ali também escolher a Programação, ou seja, o período em que o anúncio ficará no ar ou se quer veiculá-lo continuamente.


Após esse passo, é a parte de Segmentação de Público.


É aqui que você deve inserir todas as informações de quem você quer que receba a sua campanha: localização, gênero, idade, interesses, comportamentos, cargos e etc.


Ao lado, na direita, estará uma estimativa de alcance potencial e também o alcance diário estimado para as pessoas no Instagram.


Você poderá salvar essas configurações clicando em salvar este público para usá-las mais tarde em outros anúncios.


Em Posicionamentos, é hora de escolher onde o anúncio será veiculado. Para veicular o anúncio somente no Instagram, é preciso desmarcar outros posicionamentos e deixar somente o da rede social ativo. Aqui você também escolhe em qual recurso o anúncio vai aparecer: feed, stories, explorar e etc.


A próxima etapa é a configuração do Anúncio. Atualmente, existem 5 formatos de anúncio para o Instagram:


- Carrossel;

- Imagem única;

- Vídeo único;

- Apresentação multimídia (não disponível para stories);

- Coleção (não disponível para stories).


Insira o texto que acompanhará a imagem e da url de destino. No lado direito, a plataforma exibe uma cópia de como o seu anúncio será veiculado.


Não esqueça de mensurar os resultados que o Instagram vai levar de acessos para seu site, seja através do Pixel do Facebook quanto de outras plataformas de análise e monitoramento.


Agora é só clicar em “confirmar” para publicar o anúncio!


Obs: é importante dar um nome para a campanha, conjunto de anúncios e anúncios para encontrá-los facilmente.


Criação de Anúncios pelo Instagram


Acesse seu perfil no Instagram, clique em Promoções e escolha uma das suas publicações no Instagram para servir como um anúncio.


Depois, selecione para onde direcionar as pessoas que verão o anúncio. As opções são:


- Seu perfil do Instagram;

- Seu site;

- Suas mensagens diretas.


O próximo passo é selecionar o Público-Alvo. Pode ser um público automático (o Instagram usa como base seus seguidores para definir um público) ou criar do zero.


Em seguida, coloque o orçamento e duração da promoção que pretende seguir.


Regras para anunciar no Instagram Ads


Anúncios nos Stories


- Tipo de arquivo:

.mp4 ou .mov (vídeo);

.jpg ou .png (foto).


- Tamanho máximo do arquivo:

4 GB (vídeo);

30 MB (foto).


- Duração do vídeo:

Máximo: 120 segundos;

Padrão: as imagens são exibidas por cinco segundos.


- Dimensões:

Resolução recomendada: 1080 x 1920;

Mínimo: 600 x 1067.


Anúncios no Feed


- Tamanho da imagem:


Quadrado:

Resolução mínima: 600 x 600 pixels;

Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.


Paisagem:

Resolução mínima: 600 x 315 pixels;

Resolução máxima: 1936 x 1936 pixels.


Vertical:

Resolução mínima 600 x 750 pixels;

Resolução máxima 1936 x 1936 pixels.


- Tamanho do vídeo:

Tamanho máximo: até 4 GB;

Duração máxima: até 120 segundos.


- Tamanho do texto:

Legenda do anúncio: até 2.200 caracteres;

Texto na imagem: o ideal é que o texto não ocupe mais de 20% da área da imagem/foto usada. Ultrapassando esse limite, o alcance se torna restrito.


- Taxa de proporção:

Quadrado – 1:1

Paisagem – 1.91:1

Vertical – 4:5


Carrossel: esse formato permite adicionar de 2 até 10 imagens ou vídeos em um mesmo anúncio, cada um com seu próprio link.


Dicas para fazer bons anúncios


1. Tenha seu objetivo muito claro

Você quer impulsionar um novo produto? Quer aumentar o tráfego no seu e-commerce? Quer leads para um curso?


Uma campanha de sucesso começa com a definição de metas claras.


2. Atenção a identidade visual dos seus anúncios

É fundamental manter as mesmas diretrizes de tipografia e cores em todos os posts, anúncios e ambientes online.


3. Pense em tópicos que realmente importam

Qual é a dor dessa pessoa? Qual problema ela tem? Como atrair sua curiosidade?


Estude o público que deseja atingir e o que ele quer, de fato, consumir.


4. Use páginas responsivas

O Instagram é uma ferramenta mobile, então uma página não responsiva pode acabar com o resultado da campanha.


5. Use o URL Builder

Se for direcionar o usuário à outra página, use parâmetros UTM nas URLs, para ter as informações de visitas de forma mais precisa. Isso facilita também as análises de Fontes de Tráfego em ferramentas de análise. A dica é usar o URL Builder.


6. Crie sua audiência

As possibilidades de segmentação são inúmeras. Faça testes A/B para comparar diferentes anúncios e diferentes audiências.


7. Use CTAs

Instagram Ads possibilita a utilização de CTA's com as seguintes opções:


- Nenhum botão;

- Solicitar agora;

- Reservar agora

- Fale conosco

- Baixar

- Saiba mais;

- Comprar agora;

- Cadastre-se

- Assistir mais.


Na escolha do CTA, o foco deve ser a audiência.


8. Não se esqueça das #hashtags

Uma boa opção é criar sua própria hashtag, algo que lembre sua marca, seu negócio e sua campanha. Assim você ganha notoriedade e aumenta a interação do público.


Dica: cuidado com o número de caracteres, pois o Facebook e o Instagram trabalham com números diferentes.


Além disso, o Instagram não mostra o título do anúncio, somente o corpo do texto.


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Anunciar no Instagram é uma ótima forma de explorar melhor o canal para gerar resultados.

Fale conosco que montamos uma estratégia de Mídia Paga no Instagram!


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