Google meu Negócio: como fazer sua empresa ser encontrada com facilidade


A cada 10 pessoas, 8 usam do Google para buscar informações sobre as empresas e 95% usaram o Google em 2017 para comparar negócios antes de decidir com qual entrar em contato primeiro.

E já que o Google é tão importante assim, você pode e deve torná-lo seu aliado, com a ajuda do Google Meu Negócio.

Está é uma ferramenta gratuita do Google que permite aos donos de empresa serem encontrados mais facilmente pelos consumidores. Ela tem como foco impulsionar as vendas locais por meio da aparição de informações sobre a empresa nas páginas de resultado e também no Google Maps.

Muito interessante, não é mesmo? Então, vem saber mais sobre o Google Meu Negócio!

Sobre o Google Meu Negócio

No Google My Business, os empreendedores podem divulgar o seu negócio de forma gratuita nos resultados orgânicos de pesquisa e no Google Maps. Quando falamos de negócios locais, essa funcionalidade é ainda mais importante.

A plataforma permite um diálogo

direto entre empresas e clientes, além de oferecer informações importantes aos usuários, como:

- endereço;

- telefone de contato;

- horário de funcionamento;

- horários de pico;

- notas sobre o serviço/produto;

- perguntas e respostas;

- eventos que acontecerão etc.

Os usuários podem fazer comentários, pegar referências de outros consumidores e ainda utilizar aplicativos de navegação para serem direcionados para o estabelecimento.

Por que utilizar o Google Meu Negócio?

De acordo com o próprio Google, empresas que mantêm atividade frequente no Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores.

E, ao gerenciar as informações na plataforma as marcas estreitam o relacionamento com os usuários e, como resultado recebem:

- 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps;

- 35% mais cliques para acessar seus sites do que as demais empresas.

E os outros benefícios...

Mensuração de resultados

Na plataforma é possível acessar alguns dados importantes, como:

- como os clientes pesquisam sobre a empresa;

- como se comportam depois que encontram sua ficha;

- quantas pessoas ligaram diretamente para a empresa;

- quantas pessoas solicitaram a rota para chegar no estabelecimento;

- quantas pessoas visitaram o site;

Aumentar o alcance da empresa

Só o fato de fazer sua empresa aparecer na primeira página do Google e no Google Maps já expande sua presença digital.

Assim, você pode atrair mais consumidores tanto a nível local quanto de outras regiões e estados.

Otimização do SEO Local

Dá-se o nome de SEO Local ao processo de otimizar a presença da marca nas páginas de buscas, por meio de pesquisas realizadas próximas da sua região geográfica.

Imagina a quantidade de clientes que podem estar AGORA na Internet procurando por estabelecimentos como o seu!

Para você ter ideia, olha só os números do Google:

- 5 bilhões de pesquisas por restaurantes;

- 3 bilhões de pesquisas por hotéis;

- 1 bilhão de pesquisas por lojas de roupa;

- 600 milhões de pesquisas por salões de beleza;

- 5 milhões de pesquisas por cafeterias.

Relacionamento com o público

Os clientes podem entrar em contato com a marca por ligações, mensagens ou até mesmo deixar avaliações e comentários.

Inclusive, é por meio das avaliações e comentários que a empresa pode ter uma percepção do que as pessoas pensam sobre ela.

Da sua parte, é importante também participar respondendo os comentários e inserindo fotos do seu negócio para atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas.

Seja encontrado por quem precisa de você

O Google Meu Negócio possibilita a oportunidade de se aproximar dos clientes quando eles estão em uma fase avançada de suas jornadas de compra.

Por exemplo, quem procura por "salões de beleza no centro de Niterói" tem, pelo menos, a intenção em de ir à um salão localizado nessa região, certo?

Logo, se você for dono de um salão de beleza no Centro de Niterói, e estiver cadastrado na ferramenta, tem grandes chances de aparecer para esses potenciais clientes, receber um contato, uma visita e, quem sabe, fechar um negócio.

Como se cadastrar no Google My Business?

Nós preparamos um breve passo a passo de como se cadastrar na plataforma. Qualquer dúvida no assunto, é só falar com a gente!

1. Acesse a página da plataforma e faça o login

https://www.google.com/intl/pt-BR_br/business/

O login para o acesso na ferramenta deve ser o mesmo que você usa para acessar o Gmail. Aliás, se você já estiver logado no Google, será encaminhado para a próxima etapa.

2. Preencha as informações na aba “Adicionar seu negócio”

Nessa etapa você colocará o nome da empresa, o telefone, o site e a categoria de mercado.

Caso você não atenda os clientes em um local específico, mas sim em diferentes áreas, deverá marcar “sim” na caixa “Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.

3. Confirme sua autorização para gerenciar a empresa

Você deve confirmar se as informações de endereço e contato da sua empresa e, então, preencher a caixa de autorização para gerenciar sua empresa.

Ao confirmar esses dados, você será encaminhado para uma outra página em que o Google propõe o envio de um código de verificação postal para o endereço fornecido por você.

4. Confirme o local do seu negócio

Após a etapa de confirmação das informações, você já será redirecionado para o seu painel de controle.

No entanto, para começar a editar suas informações e fazer com que elas sejam exibidas nas buscas e nos mapas, você deverá confirmar o código enviado pelo Google via Correios.

Essa carta tem o código que deverá ser inserido no Google Meu Negócio. É só seguir os passos apontados na carta.

5. Adicione mais informações em sua página

Depois de confirmar sua localização, você terá toda a liberdade necessária para adicionar as informações complementares ao seu cadastro.

Não esqueça de incluir fotos do seu estabelecimento, horário de funcionamento, uma breve descrição da empresa, entre outros dados e conteúdos relevantes.

Otimizando o Google Meu Negócio

O próprio Google Meu Negócio vai dando algumas dicas para que sua empresa seja mais relevante e competitiva.

Mas selecionamos algumas dicas importantes para otimizar a sua conta:

Perfil atualizado

É fundamental que você sempre mantenha as informações do seu perfil atualizadas. Horário de funcionamento, endereço e telefone de contato são os principais.

Imagine só que um usuário, ao fazer uma busca no Google, encontre sua loja Ele vê que ela abre no final de semana, vai até lá, mas, quando chega, a loja está fechada. Esse é o tipo de experiência você deve evitar.

Além disso, o algoritmo é capaz de detectar informações obsoletas.

Ele consegue perceber, por exemplo, que a URL do website não leva o usuário a uma página, ou que o número de telefone é rejeitado.

Para que o algoritmo entenda que a sua página é relevante, você deve inserir o máximo de informações possíveis na ficha.

Interação com os usuários

Pesquisa feita pela Provokers mostra que 55% dos entrevistados disse confiar em avaliações online o mesmo tanto quanto avaliações recebidas pessoalmente.

Além disso, a quantidade de avaliações deixadas pelos clientes é um dos principais fatores de relevância do Google Meu Negócio.

Por isso, procure sempre estimular quem já comprou com você a deixar um comentário contando sobre a experiência e sempre responda todas as interações do Google Meu Negócio.

Caso você receba uma avaliação negativa, não deixe de responder ao usuário, sempre agradecendo pelo feedback. Com essas informações você pode analisar quais mudanças podem ser realizadas para garantir uma experiência melhor.

Adicione fotos, ofertas e novidades

É sempre válido inserir imagens que facilitem a identificação do local.

Ao mostrar fotos do estabelecimento, as chances de atrair um maior engajamento e interesse sobre suas ofertas aumentam bastante, além de despertar a curiosidade nos usuários.

Sempre insira novas imagens sempre que houver alguma reforma ou nova atração no seu negócio.

Google Postagens

Por meio do Google Meu Negócio, você tem acesso a uma ferramenta de postagens. Essas postagens podem ser feitas em formato de textos, vídeos, imagens e eventos.

De maneira geral, esses conteúdos publicados só ficarão ativos por uma semana. Sendo assim, como já dito, é necessário que você sempre mantenha o seu perfil atualizado, com novas informações para os usuários.

Pela plataforma também é possível que você edite e exclua suas postagens, programe-as para serem publicadas em determinado dia e horário, aumente o tempo de visibilidade em até 14 dias e as compartilhe em campanhas de email marketing, redes sociais e por meio de uma URL específica.

Agendamentos

Outra funcionalidade é a de agendamentos. Essa especificidade permite que os usuários marquem horários para visitarem o local, sendo ideal para restaurantes e consultórios.

Ao fazer a busca por uma pizzaria, por exemplo, o usuário é levado a uma landing page para agendar seu horário. Preenchendo as informações, ele consegue ver quais dias da semana e horários estão disponíveis. Depois, basta preencher com as informações pessoais e a reserva será confirmada.

Para permitir um agendamento, basta que você entre em contato com um dos provedores compatíveis com o Google Meu Negócio. A conta de agendamento será vinculada, automaticamente, em até uma semana.

Sempre confira quais são os agendamentos chegando por meio desse canal, para ter certeza de que os clientes serão atendidos sempre no dia e horário correto.

Troca de mensagens

A plataforma do Google Meu Negócio permite a troca de mensagens, como um chat online. Isso possibilita aos clientes um contato direto com sua empresa, tirando dúvidas de forma rápida e prática.

Também não se esqueça de conferir diariamente quais foram as mensagens enviadas a você e responda cada uma delas. Como estímulo a rapidez, o Google disponibiliza uma informação de tempo médio de respostas.

~Dicas: configure sua conta para já enviar mensagens automáticas de boas-vindas e habilite o chat apenas em horário comercial.

--

Caso você não tenha uma conta no Google Meu Negócio, crie agora mesmo! Se você já a usa, coloque nossas dicas em prática já!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square