Glossário do Marketing Digital: tudo que você precisa saber



Nós preparamos um glossário de Marketing Digital com os principais termos desse universo para você ficar por dentro de tudo!


A


Alcance

É a quantidade de pessoas que o seu conteúdo alcança, como as publicações do Instagram, por exemplo.


Algoritmo

É uma sequência de regras. No caso do Marketing Digital, é utilizado na definição de ferramentas internas de diversos sites, como Google e Instagram. Por exemplo, um algoritmo é o responsável pela realização de buscas inteligentes, classificação de postagens, segmentação de públicos e etc.


Analytics

É um termo associado as ferramentas de análises, como o Google Analyctis e o Twitter Analyctis, que permite a análise de dados internos, seja do site ou da conta.


B


Blog

É a combinação das palavras “web” e “log”, e é geralmente mantido por usuários ou empresas para o compartilhamento de conteúdo focando em um tema específico.


Branding

Conjunto de soluções para a nutrição e sobrevivência de uma marca no mercado. Engloba diferentes questões, como a identidade visual, estratégias de posicionamento e relação com público e etc.


Brand Persona

É um personagem capaz de reunir em si todas as características e valores que uma marca deseja transmitir ao seu público. Nela estarão espelhadas a linguagem e o tom da empresa, sempre se adequando à identidade do negócio.


Buyer Persona

São arquétipos de clientes reais e representa o cliente ideal de uma empresa.


C


CAC (Custo de Aquisição de Cliente)

Métrica que permite que as empresas saibam o quanto estão gastando para conquistar cada cliente novo.


Calendário editorial

Agenda de publicações de conteúdo de uma marca ou site baseada em tempo.


Chatbots

São programas de computador simulam o atendimento humano em conversas online (via chat).


Conversão

O ato de realizar a ação que a empresa deseja que o usuário realize, como preencher um formulário, realizar uma compra e etc.


Cookies

São arquivos simples inseridos no navegador do usuário quando ele visita um site. Esse arquivo tem informações básicas como IP, preferência de idioma e etc. Assim, em visitas futuras o site é possível identificar esse visitante e suas preferências.


CRM (Customer Relationship Management - Gerenciamento de Relacionamento com Clientes)

Em geral, a sigla se refere também aos softwares que oferecem soluções completas de gestão de relacionamento. Essas plataformas trabalham desde a catalogação de informações até o atendimento pós-venda.


CTA (Call-to-Action – Chamada para a Ação)

É uma chamada para ação, ou seja, uma ordem que incentiva o usuário a tomar uma determinada medida, como clicar em um link, baixar um material ou fazer a inscrição em uma newsletter.


CTR (Click Through Rate - Taxa de Cliques)

É a porcentagem da audiência que visualizou sua mensagem/conteúdo e clicou no link disponibilizado.


E


Ebook

É um livro eletrônico. No contexto do Marketing Digital, normalmente é utilizado como material educativo para gerar leads.


E-mail Marketing

O Marketing utiliza o E-mail Marketing com foco da difusão de mensagens e conteúdos, além de estabelecer o contato de maneira direta com o usuário após a manifestação de seu interesse no negócio.


Engajamento

O termo está relacionado às interações que os usuários têm com os conteúdos publicados por uma marca. Pode ser medido em likes, comentários, respostas, cliques nos links e etc.


F


Fan Page

São as páginas no Facebook. Funcionam como perfis, mas não possuem a adição de amigos e sim a função curtir. Geralmente criadas para empresas, projetos, causas e figuras públicas.


Feed

Formatação de dados nas redes sociais (ou blogs) para o fornecimento de conteúdo de maneira organizada.


Frequência

Periodicidade com que uma tarefa é executada, como a atualização de um blog ou as postagens de redes sociais.


Funil de vendas

Representação em pirâmide invertida dos diferentes estágios em que os potenciais clientes de uma empresa estão no processo de venda: Topo do Funil, Meio do Funil e Fundo do Funil.


G


Google Ads

Plataforma que permite exibir anúncios nos resultados das pesquisas do Google ou ainda em sites parceiros.


Google Trends

Ferramenta do Google que mostra as principais tendências de busca pela internet.


Growth Hacking

É um conjunto de estratégias que buscam gerar um crescimento rápido na base de clientes. Para isso, envolve diferentes setores e canais, testando diversas ações diferentes.


I


Impressões

Quantidade de impactos realizados, ou seja, quantas vezes a marca apareceu para uma pessoa.


Inbound Marketing

É focado em atrair os potenciais clientes, conquistar sua confiança e direcioná-los para o momento da venda. A ideia é que o cliente venha até a empresa, ao invés da empresa ir até o cliente.


K


KPIs (Key Performance Indicators - Indicadores Chave de Performance)

Indicadores definidos como parte da estratégia de Marketing Digital, sendo utilizados para mensurar as ações e monitorar o cumprimento das metas.


L


Landing Page

É uma “página de aterrissagem” que atua como filtro de público e porta de entrada para os visitantes de um site ou outra página. Normalmente, é utilizada no Marketing Digital como parte da estratégia de geração de leads.


Lead

É um potencial cliente. Ou seja, se refere a um usuário que demonstrou interesse na sua empresa e inseriu seus dados em um formulário de conversão.


Links patrocinados

São os anúncios pagos exibidos nos resultados de uma busca, como o Google, de acordo com as palavras-chave usadas ou em sites parceiros.


Long tail keywords (Palavras Chave de Cauda Longa)

São as palavras-chave de cauda longa, que representam termos de pesquisa mais específicos. Por exemplo: em vez “bota feminina”, poderia ser utilizado o termo “bota de salto alto branca”.


M


Marketing de Conteúdo

Parte do Inbound Marketing, é baseado em atrair o interesse dos consumidores por meio da publicação de conteúdo relevante para o público-alvo.


Métricas de Vaidade

São indicadores considerados sem muita validade para um verdadeiro diagnóstico dos resultados de suas ações de Marketing Digital, além de não servirem para a definição de novas estratégias online.


Um exemplo é a quantidade de seguidores que não se resulta em clientes/vendas.


Mídia espontânea

É o tipo de conteúdo que não é criado pela empresa, mas sim pelos fãs ou outros usuários. Daí o nome, já que a marca ganha espaço na mídia sem precisar pagar por ele.


P


Palavra-chave

Pode ser a palavra (ou palavras) que resume o tema principal de um texto, frase, parágrafo e etc. Também é utilizado para indicar os termos que o usuário utiliza ao fazer uma busca no Google.


R


Remarketing

Consiste em impactar usuários que já tiveram contato com a sua mensagem, site ou conteúdo. Isso é possível por causa dos cookies dos navegadores de internet. Exemplo: uma pessoa entra numa página de venda de geladeira e depois disso, ao visitar outros sites, aparecem anúncios dessa mesma empresa nos banners de publicidade.


Retargeting é o nome da prática e Remarketing é o nome que o Google deu ao seu serviço de Retargeting.


ROAS (Return on Advertising Spend - Retorno do Investimento em Publicidade)

Diferentemente do ROI (abaixo), o ROAS indica o retorno específico nas campanhas de mídia paga.


ROI (Return on Investment - Retorno sobre Investimento)

É a relação entre a receita e os gastos quando se trata de marketing. Por exemplo: uma campanha com R$ 100 de investimento e retorno de R$ 700 apresenta um ROI de 700%.


S


SEO (Search Engine Optimization - Otimização de Sites para Motores de Busca)

É a prática de preparar um website para ser rapidamente, facilmente e devidamente indexado pelo Google ou outros motores de busca. É por meio de estratégias de SEO que um site pode conquistar uma melhor posição nas pesquisas, obtendo mais tráfego vindo das buscas orgânicas.


T


Teste A/B

Teste feito com duas ou mais variações de uma página, publicação ou e-mail, com o objetivo de avaliar qual das versões tem melhor desempenho. Por exemplo, você pode enviar dois e-mails com assuntos diferentes para testar qual deles têm a maior taxa de abertura.


Tráfego orgânico

Visitas no website vindas de fontes pelas quais a empresa não pagou para ter seu conteúdo exibido, como os acessos diretos no blog, redes sociais (sem ser de conteúdo impulsionado ou anúncios), buscas naturais do Google, entre outras.


Tráfego pago

Visitas no website vindas de anúncios e publicações pagas, seja nas redes sociais, banners, Google Adwords e outros.


W


Webinar

Um tipo de conferência online, geralmente no formato de palestras ao vivo, que permite comunicação via chat com os espectadores.



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