Gatilhos Mentais: o que são esses estímulos poderosos?


No marketing digital, existem diversas estratégias para conquistar e fidelizar clientes. Uma das mais especiais, mas que deve-se tomar cuidado ao usar, são os gatilhos mentais.

Todos os seres humanos possuem estímulos e motivações parecidos que, quando ativados, os conduzem para uma ação. Os gatilhos mentais são justamente esses estímulos que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão.

Reagir aos gatilhos mentais é uma consequência natural e somos abordados por eles durante todo o dia.

Por isso, no mkt digital, podemos estruturar os gatinhos mentais de forma estratégica para proporcionar sentimentos e emoções desejáveis. Saber incitar esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.

Conheça os principais gatilhos mentais e como utilizá-los:

1. Escassez

Você já entrou em um site onde aparecia a seguinte informação: "restam apenas 2 unidades"? Com certeza depois de ler essa pequena frase, você teve vontade de comprar pelo simples fato de o produto estar acabando e a possibilidade de você ficar sem.

Esse é um dos gatilhos mentais mais poderosos e é utilizado por diversas empresas.

Um bom exemplo é o Booking, que sempre informa o número de unidades restantes e a quantidade de pessoas que estão navegando na página naquele momento.

Outro exemplo é quando você vê um anúncio de um curso com a frase "últimas vagas". Isso é feito pois o público, depois de ler esse gatilho, tende a tomar a decisão de compra rapidamente e de forma automática, sendo movido pelo inconsciente.

2. Urgência

Esse gatilho é muito parecido com o da Escassez, mas a Urgência está ligada ao fator tempo, pois, nesse caso, o produto tem um prazo estabelecido para ser adquirido.

Não entendeu? Vamos a um exemplo:

O exemplo mais claro a esse respeito talvez seja a Black Friday. A dinâmica é a seguinte: o cliente tem um período X de tempo para realizar a compra. Passado esse tempo, o produto volta ao preço normal.

Assim como na Escassez, esse gatilho deve ser usado apenas quando o que você tem a oferecer realmente for urgente e finito. Outra dica é: sempre explique o porquê de ter um prazo limitado para a oferta. Se você conseguir motivos verdadeiros e incontestáveis, aí sim esse gatilho será eficiente.

3. Novidade

Isso é um fato: o novo sempre desperta curiosidade. E isso está ligado a ciência, sabia? A exposição a algo novo aumenta a liberação de dopamina no cérebro, que emite sensações de recompensa.

Por isso, esse gatilho é muito usado por empresas de tecnologia e de automóveis. Afinal, somos bombardeados todos os dias com novos modelos de celular, televisão, carro...

4. Prova Social

Não adianta negar: nós, seres humanos, temos uma tendência a gostar de coisas só porque outras pessoas gostam. Existe me nós uma necessidade de pertencer a grupos que nos identifiquem como indivíduos. Por isso, a Prova Social é um gatilho muito poderoso.

Um bom exemplo desse gatilho é o uso de depoimentos de clientes. Informe os produtos ou serviços mais vendidos, mostre pessoas usando seu produto ou serviço, a quantidade de leitores... qualquer coisa que demonstre popularidade pode desencadear um estímulo de desejo de compra imediata.

Mas atenção: os números precisam ser reais! Nada de tirar da sua cabeça.

5. Autoridade

A autoridade gera reconhecimento, mas não é algo fácil de se conseguir.

Para alcançar esse gatilho, é importante mostrar que você entende do assunto que se propôs a falar. Mas antes de oferecer qualquer coisa paga, é interessante ir conquistando aos poucos sua audiência.

Para isso, existem alguns métodos a seguir: ofereça materiais gratuitos que sejam do interesse do seu público, como e-books, planilhas, webnários...

6. Reciprocidade

Sabe aquela história de ajudar sem esperar nada em troca? Pois bem, é exatamente isso!

Esse gatilho acontece quando alguém nos dá algo sem pedir nada em troca, como os conteúdos que citamos ali em cima: e-books, planilhas, vídeos...

Por isso, sempre ofereça materiais gratuitos para seu público. Até quando for vender algo, dê uma amostra grátis do seu produto ou serviço.

Essa estratégia pode ser entendida como um presente para o seu público, que fará com que aumente a probabilidade dele comprar de você.

Como você observou, muitos gatilhos podem ser usados em uma única estratégia. Basta saber combiná-los de forma eficiente.

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