11 dicas para aumentar seu engajamento no Instagram

Ter engajamento no

é essencial.


E ter engajamento não se trata do número de seguidores, mas do grau do envolvimento, interesse e interação que as pessoas demonstram em relação aos seus posts. É a "lealdade" dos seus seguidores.


O engajamento é o fator principal para o algoritmo entregar o seu conteúdo. Quanto maior o engajamento, mais provável é que o seu post apareça no feed e desperte a atenção de mais pessoas.


Em outras palavras, pouco engajamento por parte do seu público faz com que os posts sejam menos exibidos para seus seguidores.


11 dicas para aumentar o engajamento


1. Interaja com seus seguidores

Você precisa criar um relacionamento de mão-dupla com o seu seguidor. Ele espera e valoriza essa postura.


Então, se você recebe um comentário, uma pergunta, um direct ou uma crítica, precisa responder! Com empatia, sendo útil e relevante e, acima de tudo, de forma rápida e eficaz.


2. Mantenha a qualidade do conteúdo

Priorize sempre a qualidade sobre a quantidade.


Publique conteúdos que sejam relevantes para os seus seguidores e que acrescente algo de novo. O seu público interagirá se ele gostar do seu post, se ele acrescentar ou for útil de alguma forma.


3. Poste com frequência

A gente falou ali em cima para sempre priorizar a qualidade em relação a quantidade. Isso é certo. Mas também se lembre daquela famosa frase: “quem não é visto, não é lembrado”.


Manter a frequência de postagens no Instagram ajuda a melhorar a sua taxa de engajamento. Quanto menos você posta, mais os seguidores começam a esquecer do seu perfil e interagem menos. O resultado pode ser até a baixa exibição das suas poucas publicações aos feeds dos seus seguidores.


Mas qual é o número ideal de postagens?


Não existe número certo. Tudo depende da sua marca, do comportamento do seu seguidor e da jornada de compra.


Mas tome cuidado para não exagerar na frequência e abarrotar o feed.


4. Poste nos melhores dias e horários para sua audiência

Analise os horários e os dias em que seu público mais interage nas suas publicações e priorize postar nestes horários.


Para isso, use os relatórios estatísticos do Instagram. Dessa forma, você conseguirá potencializar as interações.


Mas preste atenção: nada de se basear nos horários de pico da rede social. É preciso analisar como a sua audiência se comporta!


5. Use hashtags estratégicas

Você precisa ganhar visibilidade entre o público de interesse. E o uso de hashtags é o primeiro passo.


Descubra quais são as que funcionam melhor para o seu público-alvo, mas evite ser genérico demais. As hashtags precisam fazer sentido dentro do conteúdo que você está oferecendo.


Vale também criar sua própria #, com o nome de sua marca ou de alguma campanha ou evento que está organizando.


A 1ª dica é buscar diretamente na plataforma. Assim como o autocomplete do Google, ao digitar um termo, o Instagram trará sugestões. Para isso, abra o aplicativo, clique na ferramenta de buscas, selecione pesquisar a entre na aba "Tags".


Além disso, há também ferramentas gratuitas disponíveis na web, como o keyhole.co e o displaypurposes.com.


E cuidado: algumas hashtags precisam de atenção. Justamente pelo mal-uso que alguns usuários fazem delas. Você pode conferir algumas delas aqui.


6. Aproveite o potencial do Instagram Stories

O Stories é uma poderosíssima ferramenta de engajamento.


Lá, você pode contar histórias que envolvam um produto e criar gatilhos mentais para a realização de ações.


Além disso, os Stories oferecem e uma série de ferramentas interativas e fundamentais para sua estratégia, como: enquetes, caixa de perguntas, figurinhas, gifs, localização e hashtags.

Isso sem falar dos destaques dos Stories, que você pode fixar no seu perfil, criando ainda mais conteúdo para seu público e tornando o seu perfil ainda mais atrativo.


7. Escreva legendas com CTAs envolventes

Os CTA's (Call to Actio) são chamadas para ação, seja ela qual for.


Você sempre deve finalizar suas legendas direcionando o seguidor para alguma ação, de acordo com o seu objetivo, e assim aumentar o engajamento do perfil e até converter.


Alguns exemplos de CTA's que você pode você usar:


- Deixe nos comentários a sua opinião sobre o assunto;

- Compartilhe nos comentários quais desses você mais usa;

- Salva esse post para acessar sempre que precisar;

- Compartilhe esse post para ajudar mais pessoas;

- Vamos conversar nos comentários;

- Marca aquele @ que precisa ver isso;

- Acesse o link na bio para mais informações.


8. Compartilhe dados interessantes do seu nicho

Um exemplo de publicação que gera engajamento é o conteúdo com dados interessantes, seja sobre o produto, segmento e mercado.


Por isso, crie conteúdo que o seu público pode usar como fonte de pesquisa ou de análise na estratégia de negócio.


Além do possível salvamento, esse tipo de post gera compartilhamento e marcação de outros usuários nos comentários.


9. Poste conteúdo no formato carrossel

Os carrosséis no Instagram são uma ótima maneira de construir engajamento!

Veja alguns dados da pesquisa da SocialInsider que examinou mais de 22 milhões de postagens.


- A taxa média de engajamento dos carrosséis é de 1,92%, em comparação com 1,74% das imagens e 1,45% dos vídeos.

- Essa taxa de engajamento passa de 2% quando o carrossel tem 10 imagens;

- Uma combinação de imagens e vídeos no mesmo carrossel gera maior taxa de engajamento (2,33%).

- Carrosséis com apenas vídeos também apresentaram um resultado melhor, em comparação aos que continham apenas imagens (1,86% contra 1,80%).

- Incluir o 'arraste para a esquerda' leva a taxa média de engajamento de 1,83% para 2%.


10. Poste conteúdo em vídeo

E por falar em vídeo...


De acordo com pesquisa realizada pela Hootsuite, as postagens com vídeo recebem cerca de 38% mais engajamento do que imagens no Instagram.


Aproveite que os vídeos passaram a ganhar mais relevância no feed e crie conteúdo que desperte a atenção do seu público. O formato Reels do Instagram estão bombando! :)


11. Fuja de grupos de engajamento no Instagram

Grupos de engajamento podem até parecer interessantes, mas você deve ficar longe deles.

A realidade é que eles não trazem engajamento de verdade. Esses seguidores só vão trazer curtidas e alimentar as métricas da vaidade, pois, na realidade, não são seus clientes em potencial.


Eles não estão interessados no seu perfil, nem no seu conteúdo e muito menos no seu produto ou serviço, por isso, eles não agregam em nada.


Precisando de uma estratégia de Marketing Digital para alavancar seu Instagram? Fale conosco.



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