Conheça o Marketing Human to Human (H2H)


Negócios são feitos entre pessoas. Seja a empresa B2B ou B2C, isso deve ser levado em consideração desde o primeiro momento do planejamento. Com o crescimento cada vez maior do mundo digital, os usuários passam a ser o ponto fundamental das estratégias das empresas.

O Marketing H2H, ou human to human, é um marketing de proximidade, de pessoas para e com pessoas. Essa estratégia requer, acima de tudo, uma atenção especial ao cliente. E isso vai além do que só atender. É preciso sanar suas necessidades e cuidar para que o relacionamento se torne próximo o suficiente para gerar confiança.

Ou seja, todas as campanhas, do marketing ao pós-venda, devem conversar com valores pessoais, objetivos e desejos do cliente, tratando ele como algo além de um número ou resultado quantitativo. Esse foco traz uma necessidade de simplificar processos, focar no bom atendimento, e colocar o ser humano no centro do negócio.

Como se comunicar na estratégia H2H?

∙ Empatia: se coloque no lugar do cliente e faça com que ele saiba que a empresa o entende. ∙ ∙ Pessoalidade: cada vez mais as pessoas têm necessidade de serem ouvidas. Ou seja, ser pessoal é saber quem seu cliente é, seus anseios e vontades. ∙ Autenticidade: seja transparente. Diga o que o cliente precisa ouvir e não o que ele quer escutar. ∙ Inspire: inspirar pessoas vai muito além de fazer algo por elas, é dar algo que elas possam se agarrar e sustentar quando os obstáculos chegarem.

Como implementar o MKT H2H

Use as ferramentas ao seu favor:

O marketing H2H está totalmente conectado ao social. Sendo assim, as redes sociais são ferramentas excelentes, tanto para a geração de leads, quanto para o relacionamento e pesquisa. As mídias sociais ajudam a conhecer e a entender o perfil do cliente, verificar as preferências do consumidor e sua linguagem e anseios, o que ajuda na elaboração de estratégias e na interação com o cliente.

Outro aliado é um sistema de CRM. O cliente quer cada vez mais sentir-se valorizado e entendido, e o uso do CRM ajuda bastante nisso. Nele, todo o perfil e histórico de contatos fica centralizado, o que facilita a gestão do relacionamento com o cliente.

Construa relacionamento:

Coloque em prática o ditado: “trate as pessoas da mesma maneira que gostaria de ser tratado”.

Pense em um vendedor oferecendo um produto para si mesmo. Com certeza ele seria sincero ao apresentar as vantagens e as desvantagens daquilo que está comprando. Ou seja, seja sincero, sempre!

Além disso, no H2H, a fidelidade e o relacionamento de longo prazo ganham a vez. Por isso, invista em ações de marketing de relacionamento e acompanhe a trajetória do cliente, certificando-se que ele não fique “preso” em alguma etapa de seu funil de vendas.

Facilite a comunicação:

A comunicação com o cliente deve ser simples e de fácil compreensão. Primeiro o cliente precisa entender, para depois se conectar, não há atalhos.

Personalize o atendimento:

Sejam pessoas físicas ou jurídicas, os clientes querem se ser valorizados e apoiados. Por isso, estude os perfis deles e elabore estratégias específicas, que realmente os ajudem a resolver um problema ou anseio. Conhecendo o histórico no CRM é possível, por exemplo, antecipar necessidades, mostrando-se conectado ao cliente e a suas demandas.

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