O que é Buyer Persona e como ela é importante para sua empresa?

Você sabe qual é o público alvo da sua empresa? Entender o seu cliente é extremamente importante! Isso vale tanto para o desenvolvimento e criação de produtos e serviços, como para a produção de conteúdo que auxiliará na aquisição de novos clientes. Você PRECISA saber quem é e como falar com o seu público.

Um dos recursos utilizados por nós da Bclan e por outras agências, principalmente para o desenvolvimento e direcionamento de tema é a criação de buyer personas. Isto é, a definição do cliente típico, com todas as principais características dos compradores.

Mas, o que é buyer persona?

Como o nome sugere, buyer persona é um personagem criado para te ajudar a compreender melhor o seu cliente e as necessidades dele. Ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características demográficas, assim como uma criação de suas histórias pessoais, motivações, objetivos e desafios.

Buyer Persona x Público-Alvo

1. “Mulheres, de 30 a 60 anos, com renda mensal superior a R$5 mil reais, moradoras da Zona Sul do Rio de Janeiro”

2. “Elisa, 35 anos, dona de uma loja de roupas em um grande Shopping da cidade do Rio de Janeiro, casada e com dois filhos. Mora no Leblon e consome bens de alto valor. Gosta muito de joias e sempre procura peças exclusivas, para combinar com suas roupas”.

Um dos exemplos acima é público-alvo e outra é buyer persona. Consegue identificar qual é qual?

O primeiro é um exemplo de público alvo. Ele é composto por um segmento da sociedade que tem características em comum. Já a buyer persona é a representação do seu cliente ideal, de forma mais humanizada e mais personalizada.

Dessa forma, é muito mais fácil montar uma estratégia de marketing direcionada a Elisa e não a um extenso público-alvo, entende? Um público alvo não fornece informações e dados suficientes para dar qualquer ideia sobre qual conteúdo criar, qual rede social escolher, entre outras inúmeras estratégias.

Como se cria as buyer personas?

Antes de tudo é importante ressaltar que as buyer personas não podem ser criadas através de palpites ou suposições.

Elas podem ser construídas por meio de pesquisas de mercado, pesquisas online e formulários que podem ser disponibilizados para que seus clientes respondam. Fazer entrevistas e conversar com alguns deles também é muito importante para conhecer seus problemas e desejos. Sempre pense em como o seu negócio pode impactar de forma positiva na vida das pessoas.

Não tem regra sobre quais ou quantas perguntas devem ser feitas, afinal tudo varia de acordo com o segmento de cada empresa. Mas tenha em mente que para criar uma boa buyer persona é necessário conhecer bem o seu cliente.

Pode ser criado mais de uma persona? Pode! Mas cuidado para não exagerar. Muitas personas podem fazer com que a estratégia de marketing perca o foco.

A Resultados Digitais junto com coma Rock Content idealizaram O Fantástico Gerador de Personas, uma ferramenta com um passo-a-passo simples que vai te ajudar na criação da buyer persona. Ao final das etapas, você poderá fazer o download do PDF que contém todas as informações da buyer persona documentadas.

Benefícios

Pense na buyer persona como um norte que a sua empresa terá para montar toda a estratégia de marketing. Ela é indispensável e pode auxiliar em:

- Linguagem e conteúdo: a buyer persona te ajuda a encontrar o tom e voz da comunicação, além de quais conteúdos a pessoa gosta de consumir. O formato e a extensão, por exemplo, são pensados a partir daí.

- Redes sociais: quando bem definida, a buyer persona indica as redes sociais que ela mais utiliza.

- Palavras-chave: entender os interesses do seu consumidor pode trazer insights de conteúdos que seriam interessantes trabalhar , por exemplo, no blog da sua empresa, para que ele possa ranquear melhor no Google.

- Mídia paga: o Facebook Ads, um dos meios de anúncio mais utilizados hoje em dia, permite que você atribua características personalizadas sobre as pessoas que você deseja atingir com suas campanhas de mídia paga. Ter uma buyer persona, facilita essa atribuição.

Brand x Buyer Persona

Se você já ouviu sobre brand persona, pode estar um pouco confuso. São duas coisas diferentes, apesar de ambas trazerem um conceito parecido de pensar e analisar a construção de uma personagem.

Como dizemos acima, a buyer persona é a representação do seu cliente ideal. Já a brand persona está focada naquilo que a marca quer passar como valor e na sua forma de comunicar, ou seja, criar uma brand persona é escrever e documentar um guia de linguagem caracterizado pelo tom da fala e uma voz da marca, e traduz jeitos próprios da marca falar, gírias, regionalismos e identificação com a sua linguagem visual.

--

Tem alguma dúvida sobre o assunto? É só mandar um e-mail pra gente: bclan@bclancomunicacao.com.br

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square