10 Ferramentas do Google para o Marketing Digital

Oi!

O post de hoje é um pouco diferente, mais pessoal. Primeiro eu vou me apresentar: eu sou a Natália, uma das sócias aqui da Bclan. Eu sou a louca do Google, e uso muito as ferramentas da empresa, tanto na vida pessoal quanto na agência.

Por isso, hoje vou falar um pouco das ferramentas que o Google dispõe para o Marketing Digital. São muitas, que vão desde a atração de novos visitantes até a análise de dados e armazenamento.

Separamos as que mais facilitam nosso dia a dia na empresa e organizamos de acordo com um funil de vendas:

1. Ferramenta de busca do Google

Qualquer empresa sabe a importância de atrair visitantes, afinal, são eles que se tornarão clientes no futuro.

Assim, a primeira ferramenta dessa etapa é o Buscador do Google. Aparecer nas primeiras páginas da pesquisa não é tão fácil, no entanto, é imprescindível.

O tráfego orgânico é a principal métrica quando falamos de atração de visitantes para um site e o Google é o melhor amigo dessa etapa. Com boas estratégias de SEO (Search Engine Opitmization), é possível que o seu conteúdo se posicione bem dentro do Google, o que garante que o seu público chegue até seu site e conheça a sua empresa.

2. Google Search Console

Essa ferramenta te ajuda a entender se seu site está otimizado e o que precisa ser consertado ou melhorado. E, claro, um site otimizado para o Google garante mais tráfego.

A ferramenta traz diversos relatórios sobre o domínio adicionado, como:

∙ Consultas de pesquisa mais propensas a exibirem o site;

∙ Mudanças do tráfego ao longo do tempo;

∙ Números de consultas feitas por dispositivos móveis;

∙ Taxas de clique (mais altas e mais baixas) a partir dos resultados de busca.

Além disso, o Search Console emite alertas a cada erro ou problema detectado. Por exemplo, os relatórios de erros de rastreamento (erros que impedem o site de ser exibido no Google), mostram o que está comprometendo o desempenho do site e assim, é possível corrigi-los de forma eficaz.

3. Google Keyword Planner

Como o nome sugere, é uma ferramenta que ajuda no planejamento de palavras-chave a serem trabalhadas no Marketing de Conteúdo, no SEO e nos anúncios do Google Ads (falaremos dessa ferramenta mais pra frente).

Com o Keyword Planner é possível obter informações relevantes sobre as palavras-chave. A ferramenta também oferece:

∙ Lista de termos relevantes;

∙ Média mensal de pesquisas;

∙ Nível de concorrência;

∙ Lance sugerido (para anunciantes).

4. Google Alerts

O Google Alerts é um serviço que detecta novos conteúdos indexados pelo Google (como páginas da web, notícias, artigos e posts de blog). Ao se cadastrar, você recebe um alerta por e-mail cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.

É possível, por exemplo, acompanhar os conteúdos que têm sido produzidos sobre ou pelos concorrentes e o que as pessoas estão falando sobre sua empresa. O Google Alerts também é uma ótima ferramenta para obter ideias para posts de blogs, materiais ricos (como ebooks) e conteúdos para as redes sociais.

5. Google Trends

Planejamento de palavras-chave e conteúdo não é baseado em achismo, é preciso ter dados! Nesse caso, o Google Trends pode ser um ótimo aliado. Ele permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ou tópico ao longo do tempo.

Com ele, conseguimos descobrir as tendências do momento (como o próprio nome já diz). Veja porque usar essa ferramenta:

∙ Muito importante para produção de conteúdo e SEO - o Google Trends mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas, ajudando a ter insights de conteúdos relevantes para a audiência. ∙ Tendências: ao pesquisar por palavras-chave relacionadas ao seu negócio, você vê o crescimento (ou queda) das buscas relacionadas ao seu mercado; ∙ Comparação de termos: compare sinônimos ou temas correlatos para verificar qual vale mais a pena usar em sua ação de marketing.

6. Google Ads

Esta é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela. O seu objetivo é bem simples: permitir que empresas anunciem online (nos resultados de busca do Google e em sites parceiros) para um público relevante.

Os anúncios para a Rede de Pesquisa do Google são aqueles que aparecem nos resultados de busca e que são correspondentes ao que os usuários procuram.

As empresas também têm a opção de investir na Rede de Display, onde os anúncios (imagens) aparecem em sites parceiros do Google — geralmente os grandes portais de conteúdo. Há ainda o Google Shopping e o Youtube Ads.

A empresa anunciante tem a oportunidade de utilizar termos do seu próprio negócio e criar anúncios segmentados com base nessas palavras-chave relevantes para o negócio. Assim, os anúncios serão exibidos a pessoas potencialmente interessadas no produto/serviço.

7. Google Sheets

Depois de atrair visitantes para o site - passo concluído com sucesso graças às ferramentas que citei acima -, precisamos transformar esses visitantes em leads. É preciso criar conteúdo relevante de acordo com o momento de compra em que ele está.

Nesse caso, o Google Sheets pode ser um ótimo aliado, já que você tem a facilidade de criar planilhas (templates) e disponibiliza-las aos visitantes em troca do e-mail deles.

Sabe aquela planilha que ajuda sua empresa no dia a dia? Então, ela pode virar um template e ser disponibilizada para sua base como material. Por exemplo, uma planilha de fluxo de caixa.

Mas por que entregar essas iscas digitais? Ao se posicionar como autoridade no assunto e oferecer uma solução para os leads, a empresa ganha espaço na mente dos consumidores.

8. Youtube e Youtube Ao Vivo

O Youtube funciona como um canal para a empresa, ou seja, uma porta de entrada para o site, sendo uma excelente forma de gerar leads (vídeos de dicas, tutoriais...).

Há também o Youtube Ao Vivo, que permite transmissões de webinars ao vivo, em que os participantes podem interagir mandando mensagens enquanto assistem. Depois de transmitido ao vivo, o vídeo fica gravado automaticamente no Youtube, permitindo que quem não pôde assistir ao vivo acesse a gravação pelo mesmo link.

Além de permitir trabalhar temas mais avançados na jornada de compra, vídeos ao vivo tendem a gerar mais engajamento, já que é um conteúdo mais interativo.

Lembre-se: assim como em qualquer outro canal, é preciso manter uma frequência de postagens no Youtube, ou sua audiência acabará sendo perdida. Também é importante otimizar todos os vídeos para a busca, com categoria, descrição e tag.

9. Google Shopping

Se você tem ecommerce, o seu lugar está aqui!

O Google Shopping é uma forma que o Google encontrou de entregar produtos que os usuários estão buscando, de forma organizada e eficaz.

Quando o usuário procurar por um item específico que sua empresa ofereça e que esteja disponível no Google Shopping, ele poderá ver o produto direto no buscador, junto a produtos de outras lojas, e comparar preços e modelos por ali mesmo.

Esta é uma boa saída para quem ainda não conseguiu se colocar na primeira página do Google de forma orgânica. Como este tipo de anúncios aparece em destaque no topo da página de busca, eles recebem muito mais atenção dos potenciais compradores.

10. Google Analyctis

Além de vendas, precisamos de dados!

O Google Analytics é o programa do Google para análise de sites e aplicativos. Com essa ferramenta, é possível analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outras possibilidades de uso mais avançadas.

Além de utilizarmos todas essas ferramentas do Google aqui na empresa, ainda fazemos uso do Google Drive. Com ele, o trabalho fica mais produtivo e dinâmico, pois temos acesso rápido às informações que precisamos.

E você, usa outra ferramenta do Google na sua empresa que não listamos aqui?

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Ah, e se você tiver dúvida sobre o uso e alguma delas, é só mandar um e-mail pra mim: natalianunes@bclancomunicacao.com.br

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