Instagram x Facebook: qual é a melhor rede social para o seu negócio?

June 17, 2017

 

O Instagram e o Facebook são duas das redes sociais mais utilizadas atualmente. Enquanto o primeiro conta com um pouco mais de 500 milhões de usuários ativos, no Facebook esse número chega a 1,8 bilhão. Esses números foram fornecidos em novembro de 2016 por Mark Zuckerberg, CEO das duas empresas.

 

As diferenças entre as duas redes sociais não param por ai. Apesar de serem parecidos à primeira vista, cada canal tem funções distintas. Entender as particularidades de cada rede é a garantia de criar campanhas de sucesso para cada uma delas.

 

Conhecer o público-alvo

 

Para qualquer negócio, é muito importante conhecer seu público-alvo. É preciso definir bem qual parcela da sociedade você irá dirigir suas mensagens. O entendimento do público ajuda a usar os recursos disponíveis da melhor maneira possível pra obter o melhor resultado possível.

 

É nesse fator que se encontra uma das principais diferenças entre as duas redes. Por exemplo, embora o Facebook seja uma rede social mais democrática (pode contar aqui pra gente, sua família inteira já está nesta rede, não é?), ele possui maior popularidade entre as pessoas mais velhas, enquanto o Instagram é mais popular entre as gerações mais jovens. Em uma pesquisa recente, feita pelo próprio Facebook, os tópicos mais falados no Instagram são: moda e beleza, comida, TV e filmes, hobbies e música.

 

Diferentes conteúdos

 

Cada rede social possuiu uma linguagem e formatos próprios. Antes de utilizá-las, é necessário entender essas diferenças e adequar seu conteúdo para cada uma delas.

O Facebook se caracteriza por conteúdos informativos e divertidos. Geralmente, são conteúdos temporários, que deixam de ser visualizados e compartilhados em pouco tempo. A imagem deve chamar atenção e precisa ser combinada com um texto interativo.

 

No Instagram, os conteúdos são instantâneos e é a imagem que emite a mensagem, ou seja, é uma rede essencialmente visual. É possível colocar texto na postagem, porém, ao contrário do Facebook, ele é apenas um detalhe.

 

# Aqui vai uma dica: para deixar o conteúdo no Instagram ainda mais rico vale apostar no uso de hashtags. Mas é preciso evitar exageros. Busque utilizar a hashtag estrategicamente para identificar o nome da sua empresa e o tema da postagem.

 

Conclusão

 

Para você encontrar a rede social ideal para o seu negócio é essencial que você tenha bem estruturado o seu público-alvo, pois, como foi dito, o Facebook e o Instagram têm públicos diferentes. E, dependendo do seu público, o essencial é que você esteja presente nas duas redes. Tudo dependerá da estratégia que você escolher para se comunicar melhor para o seu público. Mas, tenha sempre em mente: o Instagram está ligado a um público mais jovem e tem um apelo visual muito maior. Já o Facebook tem uma abrangência de público maior e, embora também tenha bastante apelo visual, o texto é de extrema importância.

 

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