Marketing odontológico: o que fazer e não fazer

March 12, 2020

 

 

A presença na internet é fundamental. Contudo, os profissionais da área odontológica precisam estar atentos às normas de divulgação de seu trabalho, uma vez que o Conselho Federal de Odontologia (CFO) limita algumas práticas consideradas ilegais pelo código de ética odontológico.

 

Recentemente, o CFO flexibilizou as diretrizes sobre as ações de Marketing na Odontologia, cedendo à necessidade e à realidade atual do mercado.

 

Conheça algumas práticas que são ou não legais:

 

- Selfies

 

É permitido divulgar selfies acompanhados de pacientes ou não. Mas, é necessária uma autorização prévia do paciente ou do seu representante legal.

 

- Antes e Depois

 

Com a nova resolução de 2019, é permitido ao dentista postar fotos de antes e depois dos tratamentos feitos por ele e também postar imagens do dia a dia no consultório, como stories ou posts nas redes sociais.

 

Obviamente, isto deverá ser autorizado pelo paciente, que precisa saber que a sua imagem será usada para fins comerciais.

 

Mas, atente-se: o CFO proíbe a divulgação de vídeos e/ou imagens do transcurso do tratamento ou procedimento, exceto em publicações científicas.

 

- Procedimentos e técnicas que não foram comprovadas cientificamente

 

É infração ética anunciar ou divulgar técnicas, terapias de tratamento, área da atuação, que não estejam devidamente comprovadas cientificamente, assim como instalações e equipamentos que não tenham seu registro validado pelos órgãos competentes.

 

- Cartões de desconto

 

É proibido o uso de cartões de desconto, como os cartões fidelidades ou meio que caracterize uma concorrência desleal.

 

- Divulgação de preços

 

A divulgação do preço e forma de pagamento da consulta é proibida.

 

O preço deve ser passado apenas quando o potencial paciente solicitar por algum meio de contato.

 

- Comunicação e Divulgação

 

É obrigatório constar o nome e o número de inscrição da pessoa física ou jurídica, bem como o nome representativo da profissão de cirurgião-dentista e também das demais profissões auxiliares regulamentadas.

 

- Equipamento e Recursos

 

O CFO não permite a utilização de imagens que permitam a identificação de equipamentos, instrumentais, materiais e tecidos biológicos na publicidade Odontológica.

 

- Troca de favores

 

Não é permitido a pratica de fornecimento de procedimento gratuito para fins de atração de novos pacientes ou promover campanhas oferecendo trocas de favores.

 

Também é proibido qualquer tipo de tratamento gratuito com intenção de atrair pacientes para o consultório e/ou oferecer os serviços como prêmio ou concurso.

 

- Superioridade

 

É proibido usar termos que possam levar os pacientes ao engano como “o melhor dentista da área”, “o único a realizar determinado procedimento” ou referir-se às técnicas de outros profissionais como ultrapassadas.

 

A utilização da expressão “popular” com o intuito de atrair pacientes também é proibida.

 

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Quer saber quais estratégias de Marketing utilizar no seu consultório?

Acesse nosso material sobre Marketing Odontológico!

 

 

 

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